O CENTRO DA CIDADE NO CONTEXTO DA ESTRUTURA(ÇÃO) URBANA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA “TEORIA URBANA CONVENCIONAL” E DA “TEORIA CRÍTICA URBANA” / THE CITY CENTER IN THE STRUCTURE(ING) URBAN CONTEXT: CONSIDERATIONS ABOUT “CONVENTIONAL URBAN THEORY”

Autores

  • Cláudio Smalley Soares Pereira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2017.25816

Palavras-chave:

centro da cidade, centralidade, estrutura, estruturação, teoria urbana

Resumo

doi: 10.12957/geouerj.2017.25816

O presente artigo debate as noções de centro da cidade e centralidade no âmbito do estudo da estrutura(ção) urbana. Discutem-se tais noções nas perspectivas da “teoria/ciência urbana convencional”, juntamente com as suas contribuições para o estudo da cidade e do espaço urbano, e a contribuição da “teoria/ciência crítica urbana”, enfocando com maior detalhe as contribuições de Henri Lefebvre e Manuel Castells sobre o tema em tela. Por fim, encerra-se com algumas reflexões em torno do papel da “teoria crítica urbana” na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Smalley Soares Pereira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Doutorando em Geografia pela UNESP de Presidente Prudente;

mebro do Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais (GASPERR).

 

Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Pereira, C. S. S. (2017). O CENTRO DA CIDADE NO CONTEXTO DA ESTRUTURA(ÇÃO) URBANA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA “TEORIA URBANA CONVENCIONAL” E DA “TEORIA CRÍTICA URBANA” / THE CITY CENTER IN THE STRUCTURE(ING) URBAN CONTEXT: CONSIDERATIONS ABOUT “CONVENTIONAL URBAN THEORY”. Geo UERJ, (31), 669–697. https://doi.org/10.12957/geouerj.2017.25816