TIPOLOGIAS E TENDÊNCIAS DA INCORPORAÇÃO DA AGROECOLOGIA NO ÂMBITO DO ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA (ENGA) / TYPOLOGIES AND TRENDS OF AGROECOLOGY INCORPORATION UNDER THE NATIONAL MEETING OF AGRICULTURAL GEOGRAPHY (ENGA)

Autores

  • Heitor Nascimento Mendes Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Marcelo Cervo Chelotti Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2017.23398

Palavras-chave:

Agroecologia, Geografia Agrária, Paradigma de Agricultura, Anais ENGA

Resumo

doi: 10.12957/geouerj.2017.23398

A partir dos trabalhos publicados nos anais do Encontro Nacional de Geografia Agrária (ENGA), fez-se umaanálise qualitativa da incorporação da temática da Agroecologia no âmbito da Geografia, compreendendo asmaneiras e formas com que a Geografia Agrária se inter-relaciona com a Agroecologia. Desde a edição de 2004,em que ela apareceu pela primeira vez como tema de trabalho, observou-se uma diversidade de temas sendoincorporados à discussão, de modo que foi possível estabelecer algumas tipologias referentes às váriasperspectivas em que os trabalhos foram construídos. Para melhor dividir os trabalhos em eixos maisabrangentes, foram estabelecidas as tipologias: Agroecologia e Comunidades Tradicionais; Agroecologia eEducação do campo/escolar; Agroecologia e Luta pela Terra/Reforma Agrária; Agroecologia e FundamentosTécnicos e Metodológicos; e Agroecologia e Experiências e Estudos de Caso. Essa temática aparece na GeografiaAgrária ainda na década de 1990, em razão da incipiência de uma série de indagações acerca do modelopredominante na agricultura, e os trabalhos publicados nas últimas edições do ENGA demonstram aconsolidação e o crescimento do debate dentro da Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heitor Nascimento Mendes, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Instituto de Geografia/Laboratório de Geografia Agrária

Marcelo Cervo Chelotti, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Instituto de Geografia/Laboratório de Geografia Agrária

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Mendes, H. N., & Chelotti, M. C. (2017). TIPOLOGIAS E TENDÊNCIAS DA INCORPORAÇÃO DA AGROECOLOGIA NO ÂMBITO DO ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA (ENGA) / TYPOLOGIES AND TRENDS OF AGROECOLOGY INCORPORATION UNDER THE NATIONAL MEETING OF AGRICULTURAL GEOGRAPHY (ENGA). Geo UERJ, (31), 553–579. https://doi.org/10.12957/geouerj.2017.23398