ANÁLISE DA DINÂMICA DE PASTAGEM NO PANTANAL DE CÁCERES/MT / ANALYSIS OF THE PASTURE DYNAMICS IN THE PANTANAL CACERES/MT

Autores

  • Helibera Capistrano Aquino Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Edinéia Aparecida dos Santos Galvanin Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Sandra Mara Alves da Silva Neves Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Diego de Lima Nascimento Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2017.21490

Palavras-chave:

áreas alagadas, bioinvasão, uso da terra.

Resumo

doi: 10.12957/geouerj.2017.21490

Este estudo tem como objetivo realizar a análise espaço-temporal da expansão de áreas de pastagens exóticas no Pantanal de Cáceres-Mato Grosso, Brasil. Foram processadas imagens do satélite Landsat 5 e Landsat 8, dos últimos 21 anos, nos Softwares Spring e ArcGis. Foram definidas seis classes temáticas: Vegetação Natural Florestal, Savana Arborizada + Savana Gramíneo-Lenhosa, Massa D’água, Pastagem, Queimada e Usos Antrópicos. Os resultados indicaram que a Vegetação Natural foi suprimida em 32,95% nesse período, enquanto que as áreas de Pastagens exóticas aumentaram, ocuparam 33,85% da área de estudo, a classe Queimada obteve um destaque no ano de 1999, com 8,54%. A classe Massa D’água apresentou-se em maior proporção em 2014, com 14,84%, e de Usos antrópicos apresentou aumento de 33,99%, no último período estudado. Os resultados mostraram que o desenvolvimento de atividades antrópicas ameaçam o equilíbrio natural da região, entre elas, a supressão da Vegetação Natural Florestal para cultivo de pastagens com introdução de espécies de forrageiras exóticas, para o aumento da produtividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helibera Capistrano Aquino, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Biologa, Especialista em Genética e Evolução, Mestranda em Ambiente e Sistema de Produção Agricola

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia

Edinéia Aparecida dos Santos Galvanin, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado e doutorado em Ciências Cartográficas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002 e 2007). Atualmente é professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso e docente permanente dos Programas de pós-graduação stricto sensu em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola e Ensino de Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso. Atualmente é coordenadora de área do sub projeto PIBID em Matemática (financiado pela CAPES), Unemat - Campus de Barra do Bugres. É coordenadora de projeto de pesquisa financiado pela FAPEMAT. É membro de projeto de pesquisa financiado pela CAPES/CNPQ/FAPEMAT, é membro de projetos de extensão financiado pelo MEC, é membro do Projeto Novos Talentos financiado pela CAPES. É membro de projeto FINEP estruturante. É consultor ad hoc dos periódicos IEEE Transactions on Neural Networks and Learning Systems, IEEE Geoscience and Remote Sensing Letters (Print), IEEE Transactions on Neural Networks, International Journal of Applied Earth Observation and Geoinformation, Environmental Earth Sciences, Boletim de Ciências Geodésicas e da revista Geografia (Rio Claro). Atua principalmente nos seguintes temas: Geotecnologias aplicadas aos estudos ambientais, Matemática Aplicada, Sensoriamento Remoto, Análise de imagem, e Ensino de Matemática.

 

Lattes: <http://lattes.cnpq.br/5041881204275768>

Sandra Mara Alves da Silva Neves, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Possui licenciatura plena e bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1993), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) na área de concentração Planejamento Ambiental e doutorado em Ciências (Geografia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) na área de concentração Gestão e Planejamento Ambiental. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, lotada no Campus Jane Vanini, na cidade de Cáceres/MT e docente permanente nos Programas de pós-graduação stricto sensu em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola e Geografia, ambos da UNEMAT, sediados respectivamente nos Campi de Tangará da Serra e Cáceres. É professora colaboradora no mestrado em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos da UNEMAT no campus de Alta Floresta. Atua principalmente nos seguintes temas: Geotecnologias aplicadas aos estudos socioambientais e interdisciplinares, Planejamento Ambiental e Paisagem.

 

Lattes:<http://lattes.cnpq.br/6430066425008976>

Diego de Lima Nascimento, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Graduado no curso de Ciência da Computação na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Barra do Bugres. Experiência em pesquisas como bolsista de iniciação científica na área de Sensoriamento Remoto. Possui interesse em áreas de programação (Java e C/C++), Engenharia de Software, Visão Computacional e Sensoriamento Remoto.

 

Lattes:<http://lattes.cnpq.br/1142794818706859>

Downloads

Publicado

2016-08-02

Como Citar

Aquino, H. C., Galvanin, E. A. dos S., Neves, S. M. A. da S., & Nascimento, D. de L. (2016). ANÁLISE DA DINÂMICA DE PASTAGEM NO PANTANAL DE CÁCERES/MT / ANALYSIS OF THE PASTURE DYNAMICS IN THE PANTANAL CACERES/MT. Geo UERJ, (30), 305–328. https://doi.org/10.12957/geouerj.2017.21490