ORGANIZAÇÃO ESPACIAL E SUSTENTABILIDADE DE AGROECOSSISTEMAS NO ESTUÁRIO DO RIO SÃO FRANCISCO - BRASIL

Autores

  • CLEIDINILSON JESUS CUNHA Instituto Federal de Sergipe
  • JOSÉ WELLINGTON CARVALHO VILAR Instituto Federal de Sergipe
  • LIDRIANA SOUZA PINHEIRO Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2016.20426

Palavras-chave:

Sustentabilidade de Agroecossistemas, Geomorfologia Fluvial e Estuário.

Resumo

doi: 10.12957/geouerj.2016.20426

A construção de barragens e a regularização da vazão têm implicação direta no sistema hidrológico do Baixo São Francisco (BSF), com reflexos nos processos de erosão e sedimentação e na relação homem-natureza. O objetivo do presente artigo é discutir e compreender a organização dos agroecossistemas do estuário do rio São Francisco a partir do estudo de seus componentes e suas interações, estrutura, funcionalidade, inputs e outputs do sistema, além de seus limites territoriais. A avaliação das propriedades dos agroecossistemas, como proposto por Conway (1983 e 1987) e Marten (1988), constitui uma importante ferramenta para a compreensão da interação dos elementos do sistema ambiental do estuário, bem como a identificação e discussão dos impactos na estrutura, funcionalidade e avaliação das propriedades (produtividade, estabilidade e equidade) dos agroecossistemas. A regularização da vazão provocou mudanças na dinâmica ambiental, reduzindo a agrobiodiversidade, comprometendo a sustentabilidade dos agroecossistemas e a oferta de alimentos para a fauna aquática, interferindo no processo de renovação das várzeas e na explotação dos recursos pesqueiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CLEIDINILSON JESUS CUNHA, Instituto Federal de Sergipe

Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará. Possui graduação em Geografia- Licenciatura plena pela Universidade Federal de Sergipe e mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é professor do Instituto Federal de Sergipe - Campus Itabaiana. Trabalha com a linha de pesquisa Estrutura e Dinâmica das Paisagens Semiáridas e Litorâneas , com experiência no ensino de Geografia, no estudo dos sistemas agrários, em dinâmica ambiental e na Sustentabilidade em Agroecossistemas.

JOSÉ WELLINGTON CARVALHO VILAR, Instituto Federal de Sergipe

Possui graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (1987), graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Sergipe (1991), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (1991) e doutorado em Análisis Geográfico en la Ordenación del Teritorio pela UNIVERSIDADE DE GRANADA (2000), Espanha. Atualmente é especialista em avaliação - Secretaria de Ensino Tecnológico do MEC, Professor Efetivo do Instituto Federal de Sergipe, IFSergipe e do NPGEO (Núcleo de pós-graduação em Geografia) da UFS (Universidade Federal de Sergipe).

LIDRIANA SOUZA PINHEIRO, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Geografia (1999), Mestre em Geografia da UECE (2000) e Doutora em Oceanografia pela UFPE (2003), com área de concentração em Análise Geoambiental e Ordenação do território nas regiões litorâneas. Desde janeiro de 2009 é Professora Adjunta do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará. Bolsista PQ-CNPq desde 2007. Foi Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará, no período de 2003 a 2009 no qual foi Vice-Coordenadora (2005-2008) e Coordenadora (2008-2009) do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE. Foi Conselheira Titular do Conselho Estadual do Meioambiente (COEMA/SEMACE), Membro da Câmara Superior de Pesquisa da UECE, membro do Comitê de Assessoramento da Área de Ciências Exatas e da Terra da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais (UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO-UECE).

Downloads

Publicado

2016-11-30

Como Citar

CUNHA, C. J., VILAR, J. W. C., & PINHEIRO, L. S. (2016). ORGANIZAÇÃO ESPACIAL E SUSTENTABILIDADE DE AGROECOSSISTEMAS NO ESTUÁRIO DO RIO SÃO FRANCISCO - BRASIL. Geo UERJ, (29), 431–451. https://doi.org/10.12957/geouerj.2016.20426

Edição

Seção

Artigos