A FRAGILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE CÂMERAS DE VIGILÂNCIA NA CIDADE DE VILA VELHA (ES)

Autores

  • Iafet Leonardi Bricalli Universidade Federal do Espírito Santo
  • Cláudio Luiz Zanotelli Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2016.16928

Palavras-chave:

vigilância, câmeras, espaços públicos, segurança, Vila Velha.

Resumo

doi: 10.12957/geouerj.2016.16928

O artigo aborda o tema da fragilização dos espaços públicos num contexto de utilização de câmeras de vigilância, cuja problematização será feita a partir de um estudo de caso do sistema de câmeras da cidade de Vila Velha, localizada na Região Metropolitana de Vitória, Espírito Santo. Pretende-se desconstruir os discursos das administrações públicas que utilizam as câmeras sob a justificativa do “combate à criminalidade” e/ou do aumento da “sensação de segurança” proporcionada aos cidadãos, bem como demonstrar os prejuízos causados a algumas das condições que pressupõem os espaços públicos considerando as câmeras como objetos técnicos que exercem a função de controle sobre os sujeitos sociais e seus espaços. Utilizamos como metodologia a observação participante para acompanhamento do trabalho realizado no espaço onde as câmeras são operadas, bem como acompanhamos o cotidiano de três áreas monitoradas, entrevistando transeuntes, moradores e comerciantes. Os resultados indicam alguns fatores que impõem limites ao trabalho da vigilância, a aparente indiferença com que os cidadãos se relacionam com as câmeras e a fragilização dos espaços públicos, na medida em que as câmeras são potenciais e reais ameaças à liberdade, à pluralidade e à vida cotidiana dos cidadãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iafet Leonardi Bricalli, Universidade Federal do Espírito Santo

Iafet Leonardi Bricalli possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008). Atualmente é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo e realiza pesquisas sobre segregação, fragmentação, vigilância e controle urbanos. Atua desde 2009 como professor do Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas da Região Metropolitana de Vitória.

Cláudio Luiz Zanotelli, Universidade Federal do Espírito Santo

Cláudio Luiz Zanotelli possui graduação em Planejamento do Território e Urbanismo - Université de Paris X, Nanterre (1988), mestrado em Geografia e Prática do Desenvolvimento no Terceiro Mundo - Université de Paris X, Nanterre (1993) e doutorado em Geografia Humana, econômica e Regional - Université de Paris X, Nanterre (1998), realizou pesquisa sobre a violência e segurança urbanas em pos-doutorado no LATTS/ENPC (França) em 2005. Bolsista de produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES). Professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES (Mestrado e Doutorado). Editor de Revista Geografares. Realiza pesquisas atualmente sobre Fragmentação e segregação urbana, Regiões Metropolitanas e a Geo-história da Região Metropolitana de Vitória. Autor de diversos artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais e de livros sobre a temática da violência urbana, segregação urbana, especulação imobiliária e produção da cidade. Publicou no Brasil notadamente os livros Atlas da criminalidade no Espírito Santo (2011) e Geopolítica e Geofilosofia em Mil Platôs (2014).

Downloads

Publicado

2016-11-30

Como Citar

Bricalli, I. L., & Zanotelli, C. L. (2016). A FRAGILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE CÂMERAS DE VIGILÂNCIA NA CIDADE DE VILA VELHA (ES). Geo UERJ, (29), 133–169. https://doi.org/10.12957/geouerj.2016.16928

Edição

Seção

Artigos