HIDROSSEDIMENTOLOGIA E CONECTIVIDADE DO RIO MACAÉ, NORTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL

Autores

  • Pilar Amadeu de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Mônica dos Santos Marçal Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2015.16436

Palavras-chave:

Hidrossedimentologia, Conectividade da paisagem, Conectividade Longitudinal, Padrões de Conectividade, Rio Macaé.

Resumo

Doi: 10.12957/geouerj.2015.16436

 

A conectividade da paisagem é definida pela transferência de matéria e energia entre diferentes compartimentos de um sistema ambiental e pode ser analisada através de abordagens hidrossedimentológicas. O trabalho foi desenvolvido no rio Macaé, localizado ao norte do estado do Rio de Janeiro com o objetivo de apresentar, em análise espacial e temporal definida, as características hidrossedimentológicas e estabelecer padrões de conectividade longitudinal entre os ambientes fluviais. A identificação destes padrões foi baseada em análises hidrológicas (vazão e chuva) no período de 2000 a 2013, sedimentológicas (cargas de fundo e em suspensão) e geomorfológicas (morfometria e mapeamento multitemporal de feições geomórficas dentro do rio). Quatro trechos fluviais foram identificados (I, II, III e IV) com diferentes padrões de conectividades longitudinais, no que diz respeito à transferência de sedimentos: conectado, potencialmente conectado e parcialmente conectado. Os trechos fluviais II e III (médio curso do rio) apresentaram maior retenção de sedimentos, com desenvolvimento de formas deposicionais dentro do rio. Para o período analisado, o rio Macaé apresentou diferentes respostas na variação de seu comportamento, mas sem comprometer de forma acentuada a dinâmica de transporte dos sedimentos e do fluxo ao longo do rio, podendo considerar um rio que apresenta boa conectividade entre seus subambientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pilar Amadeu de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Bacharelado em Geografia na UFRJ e Mestrado no Programa de Pós Graduação em Geografia da UFRJ (PPGG).

Mônica dos Santos Marçal, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro ministrando regularmente disciplinas nos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia da UFRJ e no curso de especialização em Geologia do Quaternário do Museu Nacional da UFRJ.

Downloads

Publicado

2015-12-20

Como Citar

Souza, P. A. de, & Marçal, M. dos S. (2015). HIDROSSEDIMENTOLOGIA E CONECTIVIDADE DO RIO MACAÉ, NORTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL. Geo UERJ, (27), 176–201. https://doi.org/10.12957/geouerj.2015.16436

Edição

Seção

Artigos