O PORTO DO PECÉM – CE E AS SUAS RELAÇÕES COM O BRASIL: DEFINIÇÃO DE UMA HINTERLÂNDIA

Autores

  • Catia Azenha Universidade Federal do Ceará
  • Luis Renato Bezerra Pequeno Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2016.15969

Palavras-chave:

Porto, Hinterlândia, Fluxos de mercadorias, importação e exportação, Pecém.

Resumo

doi: 10.12957/geouerj.2016.15969

Este artigo analisa a instalação do porto do Pecém - Ceará e a sua ligação com o Brasil como um todo, a partir de uma lógica de fluxos. Salienta-se que o Porto do Pecém, a 60 km de Fortaleza, capital do estado, foi construído para integrar o Complexo Industrial e Portuário, que se encontra ainda em instalação. Com este desajuste temporal, entre a inauguração do porto em 2002 e a construção das indústrias âncora, o porto do Pecém procurou expandir a sua estrutura permitindo a exportação e importação de outras mercadorias. Com a sua proximidade aos Estados Unidos e à Europa, tem sido resposta para uma vasta gama de municípios. Este artigo pretende apresentar a evolução dos sistemas portuários, do Porto do Pecém, mas principalmente definir as sua hinterlândia, ou seja, qual a sua real zona de influência.

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Biografia do Autor

Catia Azenha, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Geografia no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará

Luis Renato Bezerra Pequeno, Universidade Federal do Ceará

Professor Doutor do Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Ceará

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Publicado

2016-11-30

Como Citar

Azenha, C., & Bezerra Pequeno, L. R. (2016). O PORTO DO PECÉM – CE E AS SUAS RELAÇÕES COM O BRASIL: DEFINIÇÃO DE UMA HINTERLÂNDIA. Geo UERJ, (29), 44–62. https://doi.org/10.12957/geouerj.2016.15969

Edição

Seção

Artigos