ZONA PORTUÁRIA DO RIO DE JANEIRO E SUAS NOVAS TERRITORIALIDADES

Autores

  • Bruno Pereira Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • William Ribeiro Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2015.12570

Palavras-chave:

Gentrificação. Empreendedorismo urbano. Porto Maravilha. Zona Portuária e territórios móveis.

Resumo

DOI: 10.12957/geouerj.2015.12570

 

O presente estudo propõe uma discussão acerca da refuncionalização da zona portuária do Rio de Janeiro, empreendida através da operação urbana consorciada Porto Maravilha. Em meio às temáticas que serão versadas, destaca-se o modo segregador e autoritário como o projeto de requalificação do espaço analisado está sendo gerido pelos seus executores. Este empreendimento urbano não possui como finalidade a justiça social, mas sim, a inserção de uma área, antes fora dos planos da lógica de mercado, numa posição de destaque e atração de capitais (como o imobiliário). Isto ocorre porque com as obras de melhoria infraestrutural e explosão no preço do metro quadrado na localidade, a população residente menos abastada não terá condições de se manter na área, acarretando o processo de segregação residencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Pereira Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor da SEEDUC e colaborador no Programa de Educação Tutorial - PET Geografia UFRJ - A Metrópole do Rio de Janeiro  Atuação principal na área de Geografia Urbana.

William Ribeiro Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor do Departamento de Geografia e Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, atuando em ensino, pesquisa e extensão. Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana.

Downloads

Publicado

2015-05-27

Como Citar

Nascimento, B. P., & Silva, W. R. (2015). ZONA PORTUÁRIA DO RIO DE JANEIRO E SUAS NOVAS TERRITORIALIDADES. Geo UERJ, (26), 191–210. https://doi.org/10.12957/geouerj.2015.12570

Edição

Seção

Artigos