O USO DA LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2015.11909

Palavras-chave:

Geografia, literatura infantil, anos iniciais, alfabetização.

Resumo

Doi: 10.12957/geouerj.2015.11909

 

Propõe-se, por meio deste artigo, uma discussão sobre o uso da literatura infantil como estratégia ao desenvolvimento de diferentes atividades pedagógicas para ensinar Geografia. Apresenta-se um projeto desenvolvido numa turma de Pedagogia na disciplina de Fundamentos Metodológicos do Ensino de Geografia, destacando-se como este tipo de literatura pode ser utilizado estrategicamente na metodologia de aula da educação infantil e nos anos iniciais, com o propósito de contribuir para a construção da aprendizagem da ciência geográfica. É realçada a importância da alfabetização e da alfabetização Geográfica nos anos iniciais e na educação infantil. Discute-se a importância de se aprender Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, a qual, muitas vezes, é ensinada de forma desconexa, independentemente da vida dos alunos, não utilizando, em grande parte, o aparato conceitual dessa ciência. Entendemos que o papel da Geografia nos anos iniciais deve ser o de desenvolver conhecimentos que sejam significativos para a criança conhecer o espaço em que vive e fornecer subsídios à apreensão da paisagem, ampliando a noção de espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

PROFESSORA DA ÁREA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA DA FED/UDESC - FLORIANÓPOLIS- SC

Downloads

Publicado

2015-12-20

Como Citar

Martins, R. E. M. W. (2015). O USO DA LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS. Geo UERJ, (27), 64–79. https://doi.org/10.12957/geouerj.2015.11909

Edição

Seção

Artigos