REPRESENTAÇÕES LUSAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: PAISAGENS, IMAGENS E TOPÔNIMOS

Autores

  • Elis de Araújo Miranda Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará.
  • Tamara Tania Cohen Egler Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo, USP.

Palavras-chave:

Representações, Amazônia, Imagens, Paisagem

Resumo

O estudo analisa as representações lusas impressas na paisagem de Cametá, no estado do Pará. Objetiva identificar as referências temporais e sociais dos objetos geográficos, assim como seus significados e intencionalidades. A análise recairá sobre a paisagem atual da cidade, sendo a fotografia o suporte do registro imagético. Por meio de oito imagens que foram feitas em Cametá nos anos de 2004 e 2005, destacam-se elementos considerados significativos para os estudos sobre representações. Os objetos destacados estão relacionados: a) às referências da cultura de uma cidade ribeirinha na Amazônia; b) ao período pombalino (1750-1777); c) à história, como o movimento da cabanagem (1835-1837); e, d) às referências lusas.

 

PORTUGUESE REPRESENTATIONS IN THE AMAZON:  IMAGES, LANDSCAPE AND PLACE NAMES

ABSTRACT:

THIS STUDY ANALYZES THE PORTUGUESE REPRESENTATIONS IMPRESSED IN THE LANDSCAPE, PLACE NAMES, AND GEOGRAPHICAL OBJECTS IN THE AMAZON VALLEY, SPECIFICALLY THOSE LOCATED IN THE BRAZILIAN STATE OF PARÁ. THIS STUDY INTENDS TO IDENTIFY THE TEMPORALITY AND SOCIAL REFERENCES INHERENT IN THE GEOGRAPHICAL OBJECTS, AS WELL AS THEIR MEANINGS AND INTENTIONS. THE ANALYTICAL METHOD USED WAS BASED ON THE REGISTRY OF THE LANDSCAPE IMAGES THROUGH RECENT PHOTOGRAPHS. THESE IMAGES HIGHLIGHT ELEMENTS CONSIDERED SIGNIFICANT FOR THE STUDIES ABOUT SPATIAL REPRESENTATIONS. THE OBJECTS ANALYZED ARE RELATED TO: A) CULTURAL REFERENCES ABOUT THE AMAZONIAN RIVER TOWNS AND CITIES, B) TOPONYMY, AND C) THE HIDDEN MEANINGS CONTAINED IN THE BUSTS, AZULEJO TILE ART, AND BUILDING FRONT DESIGNS.

 

Biografia do Autor

Elis de Araújo Miranda, Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará.

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará (1996), mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2001) e doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal Fluminense, departamento de Geografia de Campos. Coordena o Laboratório Cultura, Planejamento e Representações Sociais (CULT). Participa da Rede de Políticas Públicas do Estado do Rio de Janeiro (PRONEX/FAPERJ). É bolsista do programa Observatório da Educação no Brasil (OBEDUC/CAPES) como coordenadora do Polo Campos do Projeto em Rede do OBEDUC, com a participação de três outros Polos locados na UFRJ e UFSC integrantes da Rede de Políticas Públicas em Educação. Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense/Campos.

Tamara Tania Cohen Egler, Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo, USP.

Professora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ), Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisadora do CNPq, Cientista do Nosso Estado da Faperj, Coordenadora da Rede de Políticas Públicas do Rio de Janeiro/Pronex - Faperj/CNPq, Coordenadora do projeto Políticas públicas para tecnologias da educação do programa Observatório da Educação da CAPES e do Laboratório Estado, Tecnologia e Espaço do IPPUR/UFRJ. Seu campo de atuação esta associado ao estudo da política publica nos processos de transformação do espaço, no contexto do processo de globalização e examina o papel da técnica e os seus resultados sobre a transformação do território. Seu objetivo principal é examinar o processo de dominação e autonomização que resulta da produção e apropriação de tecnologia de informação e comunicação, para analisar a transformação política na existência social.

Downloads

Como Citar

Miranda, E. de A., & Egler, T. T. C. (2013). REPRESENTAÇÕES LUSAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: PAISAGENS, IMAGENS E TOPÔNIMOS. Espaço E Cultura, (33), 149–166. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/8471

Edição

Seção

ARTIGOS