MODOS DE LER MAPAS E SUAS POLÍTICAS ESPACIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2014.19960

Palavras-chave:

imagens cartográficas, cartografia crítica, leitura de mapas, política espacial, geografia contemporânea.

Resumo

Mapas são produções culturais que apresentam lugares a partir de referências de localização e orientação no e do mundo. Entendê-los deste modo desafia os cânones da cartografia moderna, mas abre possibilidades de ampliar o entendimento deste modo de expressão e das imaginações espaciais que propõem e que os sustenta. Aplicam-se duas abordagens de leitura de mapas da cartografia crítica a uma obra cartográfica de grande circulação em Vitória – Espírito Santo – Brasil: a abordagem de ator-rede baseada em Perkins (2006) e a do paramapa (Wood e Fels, 2008). Estas abordagens oferecem elementos para compreensão de como os mapas produzem e são produzidos por políticas espaciais.

Biografia do Autor

Gisele Girardi, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora associada no Departamento de Geografia e docente permanente no Programa de Pós Graduação em Geografia do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo, líder do Grupo de Pesquisa CNPq POESI – Política Espacial das Imagens Cartográficas e membro da Rede de Pesquisa “Imagens, Geografias e Educação”.

Downloads

Como Citar

Girardi, G. (2015). MODOS DE LER MAPAS E SUAS POLÍTICAS ESPACIAIS. Espaço E Cultura, (36), 85–110. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2014.19960

Edição

Seção

ARTIGOS