A FAVELA NA CENA DA CULTURA URBANA DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Jorge Luiz Barbosa Universidade Federal Fluminense UFF

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2014.18935

Palavras-chave:

território, cultura, favela, cidade

Resumo

O território é produto de enlaces sociais das condições de nossa existência, bem como dos investimentos simbólicos que nos fazem representar nossa experimentação corpórea do mundo. Desse modo, a cultura e o território possuem relações mais do que próximas, uma vez que se realizam mutuamente. Entretanto, quando vivemos em cidades globalizadas pelo mercado de produção e consumo cultural, começamos a indagar qual e o papel dos sujeitos sociais e territórios urbanos no campo da criação e fruição estética. Desta interrogação primeira é que nosso trabalho se propõe a trazer as favelas para cena cultural do Rio de Janeiro, sobretudo para identificar suas experiências estéticas no devir da cidade.

Biografia do Autor

Jorge Luiz Barbosa, Universidade Federal Fluminense UFF

Doutor em Geografia Humana (USP).  Professor Associado do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense.  Diretor do Observatório de Favelas.  Bolsista de Produtividade de Pesquisa do CNPq.

Downloads

Como Citar

Barbosa, J. L. (2015). A FAVELA NA CENA DA CULTURA URBANA DO RIO DE JANEIRO. Espaço E Cultura, (36), 217–234. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2014.18935

Edição

Seção

ARTIGOS