CIDADES E LUGARES CULTURAIS, ESPAÇOS E GEOGRAFIAS FÍLMICAS: COMPONDO IMAGETICAMENTE O LUGAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2014.18929

Palavras-chave:

cinema, geografia, espaço, estética

Resumo

Este trabalho explora a relação cinema/geografia partindo dos cruzamentos e entrecruzamentos acionados pela potencialidade do cinema enquanto produção/concepção visual que molda o entendimento e a percepção do espaço e da paisagem. Argumenta-se aqui que a cidade contemporânea (pós-moderna) representada nas produções cinematográficas americanas e brasileiras recentes é construída como um lugar simbólico baseado em visões liminares. Argumenta-se ainda que a metrópole fílmica é negociada como uma quase-orgânica aglomeração de signos e referências que engajam o espectador por meio de uma “estética do espaço” que produz a imagem do que se entende seria a cidade pós-moderna.

Biografia do Autor

Maria Helena Braga e Vaz da Costa, Universidade Federal de Pernambuco. Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Possui Pós-Doutorado (2012-2013) em Cinema pelo International Institute - University of California at Los Angeles - UCLA, USA; Doutorado (2001) e Mestrado (1993) em Media Studies pela University of Sussex - Inglaterra; Graduação (1986) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Professora Associada III do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Linguagens da Cena: Imagem, Cultura e Representação. Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Estudos de Mídia e em Geografia ambos da UFRN. Coordenadora do Curso de Especialização em Cinema da UFRN e Vice-Coordenadora do Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Geografia - UFRN. Atua como pesquisadora na área de Cinema e da Geografia Cultural no contexto dos seguintes temas: estudos sobre o espaço; geografias fílmicas; olhares imagéticos sobre a cidade, a arquitetura e o espaço urbano; estética e cultura visual; culturas moderna e pós-moderna.

Downloads

Como Citar

Costa, M. H. B. e V. da. (2015). CIDADES E LUGARES CULTURAIS, ESPAÇOS E GEOGRAFIAS FÍLMICAS: COMPONDO IMAGETICAMENTE O LUGAR. Espaço E Cultura, (36), 139–154. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2014.18929

Edição

Seção

ARTIGOS