MAPPING RELIGIOUS PHENOMENA: A CULTURAL-CARTOGRAPHIC APPROACH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2014.18928

Palavras-chave:

cartografia, mapeamentos, geografia da religião, atlas da religião

Resumo

Muitos pesquisadores que dedicam seu tempo ao subcampo da geografia da religião declaram que estão “mapeando” a religião ao comparar o estudo de manifestações religiosas com a elaboração de uma representação cartográfica que servirá como chave para a compreensão de mitos, rituais e visões de mundo. Portanto, geógrafos culturais parecem dar pouca atenção ao potencial dos mapas como linguagem para expressar e comunicar o invisível e indizível da religião. O objetivo deste ensaio bibliográfico é discutir as relações entre temas religiosos e a cartografia na sua dimensão visual. Para essa finalidade, duas estratégias são utilizadas: a análise de mapas em publicações sobre a geografia da religião, com ênfase em atlas sobre a difusão, distribuição e dinâmica de diferentes movimentos e grupos religiosos, e a inserção da religião em abordagens gráficas não convencionais e simbólicas que combinam elementos materiais com cognição, performance e processos não-representacionais.

 

 

Biografia do Autor

Jörn Seemann, Ball State University

Possui mestrado em Geografia (Universität Hamburg, 1994) e doutorado em Geografia (Louisiana State University, 2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Regional do Cariri. Seu maior foco de pesquisa é a interface entre cartografia e cultura. Jörn se interessa particularmente pelos seguintes assuntos: perspectivas culturais na cartografia, mapas e sociedade, geografia cultural, educação cartográfica, mapas mentais, percepção ambiental e pensamento geográfico/cartográfico. O Nordeste Brasileiro lhe serve como espaço para suas pesquisas empíricas. Ele faz parte do conselho editorial de várias revistas brasileiras e contribui para a Comissão sobre Mapas e Sociedade da International Cartographic Association (ICA). Desde Julho de 2011, ele é membro do Comité Diretor da Conference of Latin Americanist Geographers (CLAG).

Downloads

Como Citar

Seemann, J. (2015). MAPPING RELIGIOUS PHENOMENA: A CULTURAL-CARTOGRAPHIC APPROACH. Espaço E Cultura, (36), 115–138. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2014.18928

Edição

Seção

ARTIGOS