Atenção profissional à criança com paralisia cerebral e sua família [Professional care for children with cerebral palsy and their families] [Atención profesional al niño con parálisis cerebral y a su familia]

Autores

  • Meryeli Santos de Araujo Dantas Universidade Federal da Paraíba
  • Vanessa Medeiros da Nobrega Universidade Federal da Paraíba
  • Carla Patricia Novaes dos Santos Fechine Centro Universitário de Joao Pessoa-UNIPE
  • Isolda Maria Barros Torquato Universidade Federal de Campina Grande
  • Wesley Dantas de Assis IESP-Pb
  • Neusa Collet Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.18331

Palavras-chave:

Paralisia cerebral, Profissionais, Cuidado da criança, Família.

Resumo

Objetivo: analisar a atenção dos profissionais de saúde no cuidado à família e à criança com paralisia cerebral. Método: pesquisa qualitativa, descritiva, realizada com sete familiares de crianças com paralisia cerebral atendidas há mais de 6 meses em uma clínica escola de João Pessoa, Paraíba. Os dados foram coletados nos meses de março a abril de 2009, por meio de entrevista semiestruturada, e submetidos à análise temática. Resultados: vínculo forte constituiu-se como aspecto relevante na construção de projeto terapêutico adequado para o emponderamento das famílias dessas crianças no processo de superação das dificuldades e adaptação ambiental, desfavorecido pela rotatividade dos profissionais da equipe de saúde. Conclusão: a atenção longitudinal dos profissionais de saúde é primordial, pois no cotidiano, com o passar do tempo, novas demandas surgem e a família necessita do apoio dos profissionais para superá-las e desempenhar satisfatoriamente seu papel, com adoção de postura ativa frente ao processo de cuidar.

ABSTRACT

Objective: to examine health professionals’ role in care for children with cerebral palsy and their families. Method: this qualitative, descriptive study was conducted with seven relatives of children with cerebral palsy in care for more than six months at a teaching clinic in João Pessoa, Paraíba. Data were collected in March and April 2009, by semi-structured interviews, and subjected to thematic analysis. Results: strong bonding – impaired by high personnel turnover in the care team – emerged as crucial in constructing a therapeutic plan designed to empower these children’s families for the process of coping and overcoming environmental difficulties. Conclusion: longitudinal care by health care personnel is of prime importance, because the family needs professional support in order to meet the new demands that arise from day to day, and to play its role satisfactorily and take an active role in the care process.

RESUMEN

Objetivo: analizar la atención de los profesionales de salud en el cuidado de la familia y del niño con parálisis cerebral. Método: investigación cualitativa, descriptiva, cuyos sujetos fueron siete familiares de niños con parálisis cerebral atendidos hace más de seis meses en una clínica escuela de João Pessoa, Paraíba. La recolección de datos se llevó a cabo entre marzo y abril de 2009, utilizando como instrumento entrevistas semiestructuradas y sometidos al análisis temático. Resultados: un vínculo fuerte constituyó un aspecto relevante en la construcción del proyecto terapéutico adecuado para el empoderamiento de las familias de esos niños en el proceso de superación de las dificultades y adaptación ambiental, desfavorecido por la rotación de los profesionales del equipo de salud. Conclusión: la atención longitudinal de los profesionales de salud es primordial pues, en el cotidiano, con el tiempo, nuevas demandas surgen y la familia necesita el apoyo de los profesionales para superarlas y desempeñar satisfactoriamente su rol adoptando postura activa ante el proceso del cuidar.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2017.18331

 

Biografia do Autor

Meryeli Santos de Araujo Dantas, Universidade Federal da Paraíba

Fisioterapeuta. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraiba. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Professora do Curso de Fisioterapia, do Centro Universitário de João Pessoa/UNIPÊ. João Pessoa (PB), Brasil. E-mail: meryeliaraujo@hotmail.com. URL: http://lattes.cnpq.br/8542796853160226.

Vanessa Medeiros da Nobrega, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira residente do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Hospitalar do Hospital Universitário Lauro Wanderley da UFPB. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraiba. João Pessoa (PB)

Carla Patricia Novaes dos Santos Fechine, Centro Universitário de Joao Pessoa-UNIPE

Fisioterapeuta. Mestre em Ciências da nutrição pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). João Pessoa – PB, Brasil.

Isolda Maria Barros Torquato, Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeira. Docente da Universidade Federal de Campina Grande.Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraiba. Mestre em Ciencias da Nutrição pela UFPB. João Pessoa (PB)

Wesley Dantas de Assis, IESP-Pb

Enfermeiro. Docente do IESP-PB.Mestre em Enfermagem pela UFPB.

Neusa Collet, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Publicado

31.08.2017

Como Citar

Dantas, M. S. de A., Nobrega, V. M. da, Fechine, C. P. N. dos S., Torquato, I. M. B., Assis, W. D. de, & Collet, N. (2017). Atenção profissional à criança com paralisia cerebral e sua família [Professional care for children with cerebral palsy and their families] [Atención profesional al niño con parálisis cerebral y a su familia]. Revista Enfermagem UERJ, 25, e18331. https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.18331

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa