Repensando o cuidado de enfermagem a partir da vivência artístico-cultural de graduandos [Rethinking nursing care on the basis of undergraduates’ artistic and cultural experience]

Autores

  • Estela Maria Leite Meirelles Monteiro Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Cynthia Angelica Ramos de Oliveira Dourado Universidade de Pernambuco - UPE
  • Waldemar Brandão Neto Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Andrea Rosane Sousa Silva Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Ana Virginia Rodrigues Veríssimo Universidade de Pernambuco - UPE
  • Ihkaro Gutemberg Brandão de Azevedo Universidade de Pernambuco - UPE

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.18238

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Competência cultural, Cuidados de enfermagem, Enfermagem holística

Resumo

Objetivo: identificar as contribuições das atividades artístico-culturais na formação do graduando e apreender a relação entre essas atividades e os modos de cuidar. Método: pesquisa descritiva e qualitativa, com seleção amostral intencional, envolvendo 17 estudantes de graduação em enfermagem da Universidade Estadual de Pernambuco que integravam movimentos artístico-culturais. A coleta dos dados ocorreu de março a abril de 2011, por meio de entrevistas gravadas, aplicando-se um roteiro especifico. Posteriormente, foram realizadas a transcrição e a análise dos dados segundo a técnica do discurso do sujeito coletivo. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE 0296.0.097.00010. Resultados: destaca-se como principal resultado a percepção dos graduandos em relação à importância do envolvimento cultural nas formas de cuidar em enfermagem como estratégia de avanço na promoção, prevenção e recuperação da saúde. Conclusão: a inserção de graduandos em atividades artístico-culturais demonstrou ser uma importante estratégia educativa direcionada a prática do cuidado holístico.

ABSTRACT

Objective: to identify the contributions of artistic and cultural activities to undergraduates’ education and to understand the relationship between these activities and ways of caring. Method: qualitative, descriptive study of a purposive sample, involving 17 undergraduate nursing students from Pernambuco State University, who engaged in artistic and cultural movements. Data were collected from March to April 2011, in scripted interviews, which were recorded. The transcriptions were then subjected to collective subject discourse analysis. This study was approved by the Research Ethics Committee (CAAE No. 0296.0.097.00010). Results: the main finding was that the undergraduates perceived cultural involvement to be important to nursing care, as a strategy for advancing health promotion, prevention and recovery. Conclusion: undergraduates’ inclusion in artistic and cultural activities proved to be an important educational strategy directed towards practicing holistic care.

RESUMEN

Objetivo: identificar las contribuciones de las actividades artístico-culturales en la formación del alumno y comprender la relación entre estas actividades y las formas de atención. Método: investigación descriptiva y cualitativa, con selección de muestreo intencional, involucrando 17 estudiantes de enfermería de la Universidad del Estado de Pernambuco que participaban en movimientos artístico-culturales. La recolección de datos ocurrió entre marzo y abril 2011, aplicándose un plan de entrevista mediante grabación. Subsiguientemente, se realizaron la transcripción y el análisis de los datos según la técnica del discurso del sujeto colectivo. Este estudio fue aprobado por el Comité Ético en Investigación, CAAE nº 0296.0.097.00010. Resultados: se señala como principal resultado la percepción de los alumnos sobre la importancia de la participación cultural en las formas de atención de enfermería como una estrategia de avance en la promoción, prevención y recuperación de la salud. Conclusión: la inserción de alumnos en actividades artístico-culturales demostró ser una importante estrategia educativa dirigida a la práctica de la atención holística.

Biografia do Autor

Estela Maria Leite Meirelles Monteiro, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENFERMAGEM) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente ambos do do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco.Tem experiência na área de Enfermagem em Saúde Pública. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Saúde, Tecnologias educativas, Promoção da Saúde, Políticas Públicas em Saúde, Saúde da Criança e do Adolescente e Sistematização da Assistência.

Cynthia Angelica Ramos de Oliveira Dourado, Universidade de Pernambuco - UPE

Universidade Estadual de Pernambuco (UPE), Enfermeira Mestre pelo Programa Associado de Pós-Graduação de Enfermagem e Promoção da Saúde da UPE/UEPB.

Waldemar Brandão Neto, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Enfermeiro Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da UFPE e bolsista pelo Programa PROENSINO CAPES.

Andrea Rosane Sousa Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Enfermeira Doutoranda do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem em Educação em Saúde da UFPE.

Ana Virginia Rodrigues Veríssimo, Universidade de Pernambuco - UPE

Enfermeira Mestre pelo Programa Associado de Pós-Graduação de Enfermagem e Promoção da Saúde da UPE/UEPB.

Ihkaro Gutemberg Brandão de Azevedo, Universidade de Pernambuco - UPE

Enfermeiro graduado pela Universidade Estadual de Pernambuco (UPE).

Publicado

25.03.2017

Como Citar

Monteiro, E. M. L. M., Dourado, C. A. R. de O., Neto, W. B., Silva, A. R. S., Veríssimo, A. V. R., & Azevedo, I. G. B. de. (2017). Repensando o cuidado de enfermagem a partir da vivência artístico-cultural de graduandos [Rethinking nursing care on the basis of undergraduates’ artistic and cultural experience]. Revista Enfermagem UERJ, 25, e18238. https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.18238

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa