Desenvolvimento da linguagem: abordagem de enfermeiros nas consultas de puericultura [Language development: nurses’ approach in child care consultations] [Desarrollo del lenguaje: enfoque de los enfermeros en las consultas de puericultura]

Autores

  • Luiziane Souza Vasconcelos Lima Universidade Federal de Pernambuco
  • Iracema da Silva Frazão Universidade Federal de Pernambuco
  • Bianca Arruda Manchester de Queiroga Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.16051

Palavras-chave:

Desenvolvimento da linguagem, Cuidado do lactente, Assistência à saúde, Enfermagem pediátrica.

Resumo

Objetivo: conhecer a abordagem de enfermeiros sobre o desenvolvimento da linguagem nas consultas de puericultura. Método:estudo qualitativo e descritivo, realizado com 30 enfermeiros das unidades de saúde da família em Recife/Pernambuco; amostra foideterminada pelo critério de exaustão. Para coleta de dados, utilizou-se questionário para caracterização, entrevista semiestruturada eavaliação de 150 prontuários através de roteiro, em 2013. As entrevistas foram analisadas pelo software Alceste, versão 2010. Projetoaprovado no Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da UFPE (CAAE nº 11106112.6.0000.5208). Resultados:identificou-se reconhecimento da importância da observação do desenvolvimento da linguagem, não sendo esta, entretanto, umaprioridade na consulta e falta de preparação para avaliar o desenvolvimento da linguagem. Apenas 4% dos prontuários possuíamregistro sobre observação do desenvolvimento da linguagem. Conclusão: existe necessidade de educação permanente para profissionaisatuantes na puericultura, no intuito de a assistência ocorrer de forma integral conforme preconiza o Ministério da Saúde.

ABSTRACT

Objective: to know the nurses’ approach on language development during childcare consultation. Method: a qualitative and descriptivestudy, was conducted with 30 nurses of the family health units in Recife / Pernambuco; the sample was determined by exhaustioncriterion. Data were collected in 2013, using a questionnaire for informants characterization, semi-structured interviews and the evaluationof 150 medical records according to a form. The interviews were analyzed by Alceste software, version 2010. Project approved bythe Research Ethics Committee (CAAE No 11106112.6.0000.5208). Results: nurses recognize the importance of language developmentobservation. However, this is not a priority in the consultation. It was also observed a lack of preparation to evaluate the developmentof language. Only 4% of the records had record on language development. Conclusion: Permanent education program for professionalsworking in childcare is needed, in order to make possible the integral assistance as recommended by the Ministry of Health.

RESUMEN

Objetivo: conocer el enfoque de enfermeras sobre el desarrollo del lenguaje durante la consulta en puericultura. Método: estudio cualitativoy descriptivo, realizado con 30 enfermeras de las unidades de salud familiar de Recife / Pernambuco; La muestra se determinó por criteriode agotamiento. Los datos fueron recolectados en 2013, utilizando un cuestionario para la caracterización de informantes, entrevistassemiestructuradas y la evaluación de 150 registros médicos según un formulario. Las entrevistas fueron analizadas por el software Alceste,versión 2010. Proyecto aprobado por el Comité de Ética en Investigación (CAAE nº 11106112.6.0000.5208). Resultados: las enfermerasreconocen la importancia de la observación del desarrollo del lenguaje. Sin embargo, esto no es una prioridad en la consulta. También seobservó una falta de preparación para evaluar el desarrollo del lenguaje. Sólo el 4% de los registros tenía registros sobre el desarrollo dellenguaje. Conclusión: Se necesita un programa de educación permanente para los profesionales que trabajan en el cuidado de los niños,con el fin de posibilitar la asistencia integral recomendada por el Ministerio de Salud.

Biografia do Autor

Luiziane Souza Vasconcelos Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Saúde da criança e adolescente, Especialista em Enfermagem Obstétrica e em Saúde da Família. Professora do Núcleo de Enfermagem no Centro Acadêmico de Vitória/UFPE.

Iracema da Silva Frazão, Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Enfermagem pela UFBA (1990), mestrado em Nutrição pela UFPE (2002), doutorado em Serviço Social pela UFPE (2007) e pós-doutorado em bioética no PPGENF da UFBA (2012). Professora da UFPE. É membro do conselho editorial da Revista de Enfermagem da UFPE on line - REUOL e da Revista Baiana de Enfermagem - RBE. Parecerista AdHoc da Revista Latino-Americana de Enfermagem - RLAE, da ACTA Paulista de Enfermagem, dos Cadernos de Saúde Pública e da Revista Brasileira de Gerontologia e Geriatria da UERJ. Membro do Comitê de Ética em Pesquisas do CCS/UFPE, atua na Coordenação do CRR-Drogas da UFPE, tutora do PET - Redes/UFPE.

Bianca Arruda Manchester de Queiroga, Universidade Federal de Pernambuco

graduação em Fonoaudiologia pela UNICAP/PE (1991), mestrado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela UFPE (1996) e doutorado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela UFPE (2003). É parecerista da Revista CoDAS, da Revista Audiology -Comunication Research, da Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil e da Revista CEFAC. É professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco. Docente do curso de graduação em Fonoaudiologia, docente colaboradora do Programa de Pós Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente, docente e vice-coordenadora do Programa de Pós Graduação em Saúde da Comunicação Humana da UFPE. É Presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia (gestão 2013/ 2016).

Publicado

17.12.2016

Como Citar

Lima, L. S. V., Frazão, I. da S., & Queiroga, B. A. M. de. (2016). Desenvolvimento da linguagem: abordagem de enfermeiros nas consultas de puericultura [Language development: nurses’ approach in child care consultations] [Desarrollo del lenguaje: enfoque de los enfermeros en las consultas de puericultura]. Revista Enfermagem UERJ, 24(6), e16051. https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.16051

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa