AS EXPRESSÕES DO PÁTHOS NO FRAGMENTO 31 (PAGE), DE SAFO

Autores

  • Ricardo de Souza Nogueira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/ellinikovlemma.2016.27334

Resumo

A proposta deste trabalho é discorrer sobre algumas possibilidades de análise do poemade Safo conhecido com Fragmento 31 (Page), mais precisamente, sobre as construçõesde expressões amorosas presentes na obra. Considera-se possível, em meio aosproblemas constantes no texto, extrair do poema seus significados essenciais, que sãoinerentes ao tema do páthos amoroso tão recorrente na obra da poetiza. O estudoapresenta ainda uma proposta de tradução do poema em pauta e uma análise de suaestrutura. Para tanto, utilizou-se o texto grego editado por Page, assim como oscomentários e a interpretação que esse helenista faz a respeito da obra.

Biografia do Autor

Ricardo de Souza Nogueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Ricardo Nogueira é professor adjunto de língua e literatura gregas da Faculdade deLetras da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador do Programa de PósGradução em Letras Clássicas da mesma instituição.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Como Citar

Nogueira, R. de S. (2017). AS EXPRESSÕES DO PÁTHOS NO FRAGMENTO 31 (PAGE), DE SAFO. Eλληνικo βλεμμα, (1). https://doi.org/10.12957/ellinikovlemma.2016.27334

Edição

Seção

Estudos de Literatura, Arte e Cultura