O CAMPO LITERÁRIO FRANCÊS NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1830: A IMPORTÂNCIA DA IMPRENSA E DA POLÍTICA NO ÂMBITO LITERÁRIO

Autores

  • Sabrina Baltor de OLIVEIRA

DOI:

https://doi.org/10.12957/ecoling.2015.33152

Palavras-chave:

Théophile Gautier, Campo literário, Arte pela arte, Arte social e Imprensa

Resumo

A década de 30 do século XIX foi marcada pela ascensão econômica, política
e social da classe burguesa. A imprensa, por sua vez, que já demonstrara sua
força na queda de Charles X e na instauração de uma monarquia constitucional
Filipe de Orléans, se torna instrumento não somente de divulgação, mas também de defesa e de ataque de ideais políticos, sociais e estéticos. O escritor, que não possui herança familiar, dependerá dos periódicos duplamente: como fonte de renda fixa, pois são publicados periodicamente ao contrário dos livros, e como espaço de difusão de suas obras e de sua estética. O famoso e polêmico prefácio de Mademoiselle de Maupin, considerado o primeiro manifesto da teoria da Arte pela Arte, teria nascido de uma polêmica com o jornal Le Constitutionnel por causa de um artigo de Gautier sobre Villon, tachado de imoral. Assim, os valores morais burgueses tentam controlar cada vez mais a sociedade e a arte não é uma exceção. Por outro lado, teorias sociais como o fouerismo e o saintsimonismo buscam, no artista, o profeta de um mundo novo, um guia para a sociedade e o povo, pregando uma arte útil. É contra esses dois caminhos que Gautier posicionará sua estética, defendendo que a arte só deve visar a ela-mesma, criando a base para a teoria da Arte pela Arte.

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Publicado

2018-04-11

Como Citar

OLIVEIRA, S. B. de. (2018). O CAMPO LITERÁRIO FRANCÊS NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1830: A IMPORTÂNCIA DA IMPRENSA E DA POLÍTICA NO ÂMBITO LITERÁRIO. Ecos De Linguagem, (7). https://doi.org/10.12957/ecoling.2015.33152

Edição

Seção

Artigos