v. 6 n. 12 (2017): e-Mosaicos

					Visualizar v. 6 n. 12 (2017): e-Mosaicos
ISSN: 2316-9303
Publicado: 2017-09-19

CRÉDITOS

  • ESCOLA: PERSPECTIVAS, LIMITES E TRAJETÓRIAS NO CONTEXTO DO RECENTE SÉCULO XXI

    Revista e-Mosaicos
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30446

EDITORIAL

  • ESCOLA: PERSPECTIVAS, LIMITES E TRAJETÓRIAS NO CONTEXTO DO RECENTE SÉCULO XXI

    Andrea da Paixão Fernandes, Christiane de Faria Pereira Arcuri, Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.29232

ARTIGOS ENCOMENDADOS - ESCOLA: ocupação e resistência

  • ESCOLAS DO RIO DE JANEIRO OCUPADAS: FACES DE UMA PEDAGOGIA MILITANTE

    Rafael Bastos, Viviane Marinho
    3-21
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30265
  • DAS ORIGENS DA OCUPAÇÃO DA ESCOLA: O CASO DO MST

    Fernando José Martins
    22-32
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30293
  • OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA NA RELAÇÃO COM AS POLÍTICAS SOCIAIS

    Eveline Algebaile
    33-47
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30296
  • PROPOSTAS PEDAGÓGICAS COMPROMETIDAS COM A CLASSE TRABALHADORA: ENSINO MÉDIO INTEGRADO E COMPLEXOS DE ESTUDOS

    Noemi Ferreira Felisberto Pereira, Maristela Solda
    48-63
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30263
  • A SERPENTE PEDAGÓGICA: O PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO E O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL

    Walace Ferreira, Alberto Alvadia Filho
    64-80
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30272

ARTIGOS

  • O POTENCIAL DAS TRILHAS ECOLOGICAS COMO INSTRUMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA

    Marcelo Rocha, José Renato Oliveira Pin, Yasmin Cunha Bulhões Góes, Laura Alves Rodrigues
    81-96
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.27916
  • QUILOMBO, LUGAR DE FRONTEIRAS INTERCULTURAIS: DIÁLOGOS NO ENSINO DE HISTÓRIA

    Maria de Fátima Barbosa da Silva, Patrícia Ferreira de Souza Lima
    97-112
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.28478
  • A IMAGEM NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA JUNIOR EM ROBÓTICA EDUCATIVA

    Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto, Esequiel Rodrigues Oliveira
    113-137
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.28610
  • EMPREENDEDORISMO COMO COMPONENTE PARA DESENVOLVIMENTO DE RESPONSABILIDADE ECONÔMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

    Eliane Maria Morriesen, Juliane Retko Urban, Débora Barni de Campos, Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos, Antônio Carlos Frasson
    138-154
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.28940
  • UMA PERSPECTIVA MULTICULTURAL A PARTIR DA TEMÁTICA CACHAÇA COM O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA

    Gisele Santos
    155-161
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.29569
  • LAZER PRODUTIVO: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM DISTRAÍDA PARA A DISCIPLINA DESENHO GEOMÉTRICO

    Gabriel Moreira Beraldi, Eduardo José Lannes, Francisco Roberto Pinto Mattos, Christine Sertã Costa
    162-175
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.28748

SEÇÃO ESPECIAL - EDUCAÇÃO E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: desafios e propostas

  • MEDIAÇÕES TECNO[I]LÓGICAS, SOCIALIZAÇÃO E CURRÍCULO

    Luciana Velloso
    176-189
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30009
  • ORIENTAÇÃO ESPACIAL DE ALUNOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    José Antonio Vianna, Matheus Ramos da Cruz, Fernanda de Carvalho Nenartavis
    190-200
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30295
  • ANÁLISE DIALÓGICA DISCURSIVA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO E CULTURA

    Claudia Cristina dos Santos Andrade, Douglas Francisco de Mello Neves, Juliana Maria Ferreira Prados, Patrícia de Jesus Bastos, Tatiane Maia de Freitas
    201-213
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30257
  • EDUCAR ATRAVÉS DA(S) MEMÓRIA(S)

    Helena Maria Marques Araújo
    214-225
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30260
  • MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO COMO PREMISSA PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

    Amanda Moreira da Silva
    226-237
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30254

RESENHAS

  • ESCOLA SEM PARTIDO? UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE AS DISTORÇÕES ENTRE O QUE O PROJETO DE LEI PROPÕE E O QUE SE DIVULGA À SOCIEDADE

    Kelly Souza Costa
    238-242
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30267
  • A QUESTÃO DA FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOCENTE NO PROEJA: uma análise sobre o Colégio Pedro II

    Livaldo Teixeira da Silva, Jordan Rodrigues dos Santos
    243-246
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.26641