CATEGORIAS FREIREANAS NA PRÁXIS

Autores

  • Camila Lima Coimbra Núcleo de Didática Faculdade de Educação Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.31162

Palavras-chave:

categorias freireanas, formação de professores, currículo, práxis, trabalho pedagógico.

Resumo

Este artigo busca algumas categorias da filosofia freireana de educação, ancoradas nas palavras geradas por uma turma de uma disciplina ofertada pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, no segundo semestre de 2017, denominada Princípios Éticos Freireanos. Uma busca de transformar um texto acadêmico em uma reflexão sobre a prática, uma práxis educativa. Assim, torna-se objetivo deste artigo revelar os princípios e as ações que foram construídos nessa práxis. Como romper com uma lógica disciplinar? O que pensar em tempos e espaços universitários tão fragmentados? Quais os desafios para uma práxis freireana? Problematizações que foram perseguidas ao longo desse artigo, justificando as categorias trabalhadas: politicidade, comprometimento, eticidade, democracia e dialogicidade e as relações com o trabalho pedagógico desenvolvido. Uma práxis compartilhada em um exercício docente rigoroso e amoroso, em busca de perspectivas para a formação de professores/as para a Educação Básica.

Biografia do Autor

Camila Lima Coimbra, Núcleo de Didática Faculdade de Educação Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP (2007). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1993). Professora Associada na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, dos Núcleos de Didática e Estágio. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Currículo: questões atuais da PUC/SP. Coordenadora do Subprojeto Interdisciplinar: Educação do Campo do PIBID/UFU. Pesquisadora do Grupo Observatório de Políticas Públicas - OPP/UFU.

Downloads

Publicado

2017-12-12

Como Citar

Coimbra, C. L. (2017). CATEGORIAS FREIREANAS NA PRÁXIS. E-Mosaicos, 6(13), 55–67. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.31162

Edição

Seção

ARTIGOS