HUMANIZAÇÃO E DESUMANIZAÇÃO NA ESCOLA: DE VOLTA ÀS LIÇÕES COMPLEXAS DE FREIRE

Autores

  • Vitor Nunes Caetano Mestre EM ENSINO EM EDUCAÇÃO BÁSICA PPGEB/CAp UERJ PROF I SMERJ PROF DOC I SEEDUC-RJ
  • Lincoln Tavares Silva Professor Adjunto de Geografia CAp-UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.31055

Palavras-chave:

Humanização, Complexidade, Representações Sociais, Educação Básica, Paulo Freire

Resumo

A humanização é tratada em sua complexidade, no campo da educação básica. Recorremos às contribuições desenvolvidas por Paulo Freire, complementadas por ideias de humanização do campo da saúde (DESLANDES, 2006) e de Complexidade (MORIN, 2011). Com isso, caracterizamos a humanização e seu contraposto, a desumanização, como fios que compõem a tecitura de um fenômeno complexo. Associamos tal fundamentação aos sentidos humanizantes e desumanizantes de práticas captadas junto a estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede municipal do Rio de janeiro, conforme Moscovici (2003). A humanização na escola é tomada como processo formador, centrado na perspectiva freireana do Ser Mais, pensada com o despertamento das consciências dos estudantes como seres inconclusos, que necessitam de instrumentação para estar no mundo e com o mundo. Sendo assim, humanização e desumanização são práticas humanas, viabilidades históricas, que merecem centralidade e discussão permanentes.

Biografia do Autor

Vitor Nunes Caetano, Mestre EM ENSINO EM EDUCAÇÃO BÁSICA PPGEB/CAp UERJ PROF I SMERJ PROF DOC I SEEDUC-RJ

Professor da rede municipal do Rio de Janeiro desde 1995 e da rede estadual de ensino do RJ desde 1991. Atuei como professor de técnicas agrícolas, em projetos de educação ambiental, protagonismo juvenil, cidadania, informática e mídias. Sou Licenciado Ciências Agrícolas, Especialista em Informática Educativa e Mídias na Educação. Mestre em Ensino em Educação Básica PPGEB/Cap-UERJ.

Downloads

Publicado

2017-12-12

Como Citar

Caetano, V. N., & Silva, L. T. (2017). HUMANIZAÇÃO E DESUMANIZAÇÃO NA ESCOLA: DE VOLTA ÀS LIÇÕES COMPLEXAS DE FREIRE. E-Mosaicos, 6(13), 38–54. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.31055

Edição

Seção

ARTIGOS