CONSIDERAÇÕES SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, A PARTIR DA VISÃO DE FREIRE E AUSUBEL - UMA REFLEXÃO TEÓRICA

Autores

  • Maria da Graça Pimentel Carril Universidade Metropolitana de Santos
  • Elisete Gomes Natário Universidade Metropolitana de Santos
  • Sirlei Ivo Zoccal Universidade Metropolitana de Santos

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30818

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Ensino, Conheicmento prévio

Resumo

Este artigo é fruto de reflexões realizadas por educadoras durante o exercício docente em curso de Licenciatura em Pedagogia. Tem como objetivo discutir a relação entre a visão de Paulo Freire considerando a importância da percepção da realidade política e social pelo educando, as práticas voltadas para o processo  de de construção do conhecimento e os estudos sobre a aprendizagem significativa na visão de David Ausubel.  As educadoras, relacionam o pensamento dos teóricos dialogando com a importância do aluno aprender a partir da apresentação de um conteúdo significativo específico considerando o contexto cultural e educacional constantes no seu cotidiano, vinculados à efetiva aprendizagem e atuação no espaço social e profissional. O presente estudo foi realizado pautado em pesquisa bibliográfica. Conclui-se que a aprendizagem significativa, alicerça a construção do conhecimento humano e o faz integrando pensamentos, sentimentos e ações, conduzindo ao engrandecimento pessoal e social.

Biografia do Autor

Maria da Graça Pimentel Carril, Universidade Metropolitana de Santos

Mestre em Educação (PUC- SP) Docente da Universidade Metropolitana de Cursos - cursos de Licenciatura presenciais e a distância

Elisete Gomes Natário, Universidade Metropolitana de Santos

Doutora em Educação (UNICAMP). É docente nos cursos de licenciaura e no  Programa de Mestrado Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos na Linha- Ensino Aprendizagem no Ensino Fundamental.

Sirlei Ivo Zoccal, Universidade Metropolitana de Santos

Mestre em Educação (Universidade Católica de Santos) Docente da Universidade Metropolitana de Cursos - cursos de Licenciatura presenciais e a distância

Downloads

Publicado

2017-12-12

Como Citar

Carril, M. da G. P., Natário, E. G., & Zoccal, S. I. (2017). CONSIDERAÇÕES SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, A PARTIR DA VISÃO DE FREIRE E AUSUBEL - UMA REFLEXÃO TEÓRICA. E-Mosaicos, 6(13), 68–78. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30818

Edição

Seção

ARTIGOS