INCLUSÃO ESCOLAR SOB O VIÉS DO ENSINO COLABORATIVO: UMA EXPERIÊNCIA EM TRÊS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

Autores

  • Márcia Marin Vianna
  • Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro
  • Márcia Maria Baptista Maretti
  • Patrícia Braun

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.17120

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.17120

Este texto descreve a experiência do ensino colaborativo como uma estratégia para efetivar processos de inclusão escolar em três escolas públicas localizadas no município do Rio de Janeiro, e reflete sobre a constituição de práticas e saberes em relação ao ensino de alunos com necessidades educacionais especiais. Os objetivos são: conceituar ensino colaborativo e descrever o processo de implantação desta estratégia nas unidades escolares e as ações decorrentes. O que caracteriza o ensino colaborativo como uma proposta inovadora não é só a cooperação entre os docentes, prevista em alternativas de trabalho como as salas de recursos, mas é a presença física de outro professor durante as atividades cotidianas. Além disso, no ambiente da sala de aula, o estudante tem a oportunidade de partilhar de diferentes pontos de vista apresentados por seus pares e, assim, se apropriar de ideias como não faria fora do ambiente de interação.

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Publicado

2015-07-04

Como Citar

Vianna, M. M., Mascaro, C. A. A. de C., Maretti, M. M. B., & Braun, P. (2015). INCLUSÃO ESCOLAR SOB O VIÉS DO ENSINO COLABORATIVO: UMA EXPERIÊNCIA EM TRÊS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS. E-Mosaicos, 4(7), 52–62. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.17120

Edição

Seção

ARTIGOS