SOBRE O USO DO NÚMERO DE CITAÇÕES EM PERIÓDICOS PARA AVALIAR CIÊNCIA – EM ESPECIAL, CITAÇÕES DE CURTO PRAZO

Autores

  • Shirley Donizete Prado Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Fabiana Bom Kraemer

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2018.36675

Resumo

Um dos procedimentos mais valorizados para avaliação no campo científico brasileiro, com destaque para a Biomedicina, corresponde ao uso do número de citações de um periódico em curto período de tempo. Recentemente, no processo avaliativo dos programas de pós-graduação, a área “Nutrição” na CAPES adotou as citações de revistas científicas nos últimos dois anos como referência principal – ou única – para definir o valor das publicações dos pesquisadores que atuam nesse campo de formação de mestres e doutores e de produção de conhecimentos e saberes.

Identifica-se, já há algum tempo, importante volume de críticas a esses procedimentos que tomam específicas métricas para estabelecer quem tem mais ou menos valor no sistema de pós-graduação brasileiro – quem vai receber maior ou menor nota e, consequentemente, mais ou menos dinheiro, mais ou menos capital científico. Propostas diversas vêm sendo apresentadas por diversos setores da pesquisa, buscando novas perspectivas para tais avaliações, ainda na expectativa de que venham a ser adotadas com a ênfase necessária.

Enquanto essas regras permanecem, alguns estudos trazem resultados bem interessantes, reforçando a linha argumentativa acima aludida.

DOI: 10.12957/demetra.2018.36675

 

 

Publicado

2018-09-30

Como Citar

Prado, S. D., & Kraemer, F. B. (2018). SOBRE O USO DO NÚMERO DE CITAÇÕES EM PERIÓDICOS PARA AVALIAR CIÊNCIA – EM ESPECIAL, CITAÇÕES DE CURTO PRAZO. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 13(3), 517–518. https://doi.org/10.12957/demetra.2018.36675

Edição

Seção

Editorial