IMPLANTAÇÃO DE HORTAS PEDAGÓGICAS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO PAULO

Autores

  • Sofia dos Reis Miranda Laureno Oliveira Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
  • Betzabeth Slater Villar Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
  • Julia Mercedes Perez Florido Coordenadoria de Alimentação Escolar
  • Flávia Schwartzman Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO/ONU)
  • Daniela Bicalho Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2018.34062

Palavras-chave:

Hortas Escolares. Alimentação Escolar. Educação Sustentável. São Paulo.

Resumo

Hortas escolares pedagógicas têm sido reconhecidas como uma estratégia de promoção da saúde e da educação efetiva que possibilitam um aprendizado significativo sobre temas como sistemas alimentares, alimentação saudável, ecologia e cultura regional. No município de São Paulo, a utilização das hortas escolares pedagógicas aparece inserida no “Plano de Introdução Progressiva dos Alimentos Orgânicos ou de base Agroecológica no Programa de Alimentação Escolar (PAE) do Município de São Paulo” como instrumento a ser implementado, sendo prevista a realização de formações, dentro da temática, para as escolas públicas. O objetivo deste trabalho foi monitorar e descrever o processo de implantação de hortas pedagógicas nas escolas públicas da cidade de São Paulo que receberam o curso de “Hortas Pedagógicas - Escolas Mais Orgânicas” no ano de 2016. Os dados foram coletados por meio de dois questionários eletrônicos enviados para as escolas e para os participantes do curso. Foi encontrada maior frequência de hortas ativas em relação ao restante das escolas do município, sendo que nestes locais a horta geralmente também tinha uma utilização pedagógica. A falta de insumos, espaço adequado e envolvimento da equipe escolar foram descritos como os principais desafios para a implantação e manutenção das hortas pedagógicas. Para o sucesso do projeto, foi observada significativa importância do envolvimento de toda a comunidade escolar, da presença do tema das hortas dentro de discussões curriculares e a realização de formações nas escolas.

DOI: 10.12957/demetra.2018.34062

Biografia do Autor

Sofia dos Reis Miranda Laureno Oliveira, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

Graduada em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Betzabeth Slater Villar, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Nacional Mayor de San Marcos, mestrado em Nutrição Humana Aplicada e doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo.

Julia Mercedes Perez Florido, Coordenadoria de Alimentação Escolar

Possui graduação em Nutrição e mestrado em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Atualmente atua como nutricionista na Coordenadoria de Alimentação Escolar no setor de Educação Alimentar e Nutricional.

Flávia Schwartzman, Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO/ONU)

Possui graduação em Nutrição, mestrado em Ciências e Doutorado em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. É consultora regional da Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO/ONU).

Daniela Bicalho, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

Possui graduação em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. Mestrado em Ciências e doutoranda em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Atualmente atua como agente do PNAE no Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE) da UNIFESP.

Publicado

2018-09-30

Como Citar

Oliveira, S. dos R. M. L., Villar, B. S., Florido, J. M. P., Schwartzman, F., & Bicalho, D. (2018). IMPLANTAÇÃO DE HORTAS PEDAGÓGICAS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO PAULO. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 13(3), 583–603. https://doi.org/10.12957/demetra.2018.34062

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE