RESIDÊNCIAS MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE COMO FOMENTADORAS DA FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL: PERCEPÇÃO DE NUTRICIONISTAS SOBRE AS PRÁTICAS COLABORATIVAS

Autores

  • Elizabeth Rose Nogueira de Albuquerque Universidade Federal de Alagoas
  • Maria da Conceição Carneiro Pessoa de Santana Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Rosana Aparecida Salvador Rossit Universidade Federal de São Paulo - Baixada Santista

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2018.33495

Palavras-chave:

Relações interprofissionais. Nutricionistas. Profissional da saúde. Residência não médica não odontológica. Colaboração.

Resumo

 

O papel formador do Sistema Único de Saúde nos processos de integração ensino-serviço, vem estabelecendo as Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS) como uma de suas estratégias para o fortalecimento das políticas públicas de saúde, no Brasil, tendo como uma de suas principais interfaces a atuação interprofissional. O profissional nutricionista tem conquistado espaço nas equipes de saúde para contribuir com seu saber específico e, enquanto profissional da saúde, em todas as perspectivas da Rede de Atenção à Saúde. O estudo avaliou a percepção sobre a formação interprofissional e o desenvolvimento de competências para práticas colaborativas de nutricionistas residentes inseridos no contexto das Residências Multiprofissionais em Saúde do Nordeste Brasileiro. Trata-se de um estudo exploratório, do tipo transversal com dados de uma realidade, de caráter descritivo-analítico e natureza quantitativa. Os dados foram coletados durante o ano de 2015, a partir de questionário eletrônico hospedado na ferramenta do Google Docs, através de escala atitudinal tipo Likert. O público alvo da pesquisa foi residentes do segundo ano das RMS dos nove estados do Nordeste. Para análise dos dados, foi utilizado o teste estatístico não-paramétrico de Mann-Whitney. Os resultados apontaram que os nutricionistas residentes apresentam a mesma compreensão que os demais residentes das outras categorias profissionais sobre o desenvolvimento das práticas colaborativas nas RMS. Observou-se que, mesmo diante dos desafios postos pelos programas de residências, os residentes consideram que as Residências Multiprofissionais em Saúde possibilitam o desenvolvimento de competências para uma prática colaborativa em saúde no contexto do SUS.

DOI: 10.12957/demetra.2018.33495

Biografia do Autor

Elizabeth Rose Nogueira de Albuquerque, Universidade Federal de Alagoas

Nutricionista. Especialista em Vigilância Sanitária, Saúde da Famíia e  atualmente Residente em Saúde do Adulto e do Idoso pelo programa de Residência Multiprofissional da Universidade Federal de Alagoas.

Maria da Conceição Carneiro Pessoa de Santana, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Fonoaudióloga, Doutora. Professora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Fonoaudióloga do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes.

Rosana Aparecida Salvador Rossit, Universidade Federal de São Paulo - Baixada Santista

Terapeuta Ocupacional, Doutora. Professora do departamento de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de São Paulo - Baixada Santista.

Publicado

2018-09-30

Como Citar

Albuquerque, E. R. N. de, Santana, M. da C. C. P. de, & Rossit, R. A. S. (2018). RESIDÊNCIAS MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE COMO FOMENTADORAS DA FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL: PERCEPÇÃO DE NUTRICIONISTAS SOBRE AS PRÁTICAS COLABORATIVAS. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 13(3), 605–619. https://doi.org/10.12957/demetra.2018.33495

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE