AS PRINCIPAIS DIFICULDADES PARA VEGETARIANOS SE TORNAREM VEGANOS: UM ESTUDO COM O CONSUMIDOR BRASILEIRO

Autores

  • Carolina Andrade Queiroz Universidade Anhembi Morumbi
  • Debora Fernanda Gonsalves Soliguetti Universidade Anhembi Morumbi
  • Sérgio Luiz do Amaral Moretti Universidade Anhembi Morumbi http://orcid.org/0000-0002-9457-6064

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2018.33210

Palavras-chave:

Veganismo. Vegetarianismo. Alimentação saudável. Direito dos animais. Mudança de vida.

Resumo

O vegetarianismo e veganismo são muito mais do que simples regimes alimentares. Trata-se de uma filosofia de vida que, por meio da alimentação, propõe questionamentos e mudanças de atitudes sobre padrões normalmente aceitos. A despeito de sua importância, o tema tem sido negligenciado, sendo raras as publicações disponíveis em português. Com o intuito de preencher esta lacuna, o presente artigo buscou investigar o ativismo vegano e compreender as reais motivações de adesão e, principalmente, as dificuldades que os vegetarianos enfrentam para se tornarem veganos. Para atender a este propósito, foi aplicado um survey junto a usuários vegetarianos e simpatizantes. A pesquisa bibliográfica caracterizou as vertentes do regime alimentar vegetariano e as principais motivações para que veganos mantenham tal modo de vida, considerando materiais, como artigos, reportagens, livros e documentários que defendem os direitos dos animais, a senciência e o respeito às espécies. Os resultados da pesquisa indicam que existe, por parte do público relacionado com o vegetarianismo/veganismo, o desejo de ampliar sua dieta. As barreiras para essa decisão são apontadas: preço elevado, distribuição restrita e falta de opções de produtos e marcas.

DOI: 10.12957/demetra.2018.33210

Biografia do Autor

Carolina Andrade Queiroz, Universidade Anhembi Morumbi

Bacharel em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi

Debora Fernanda Gonsalves Soliguetti, Universidade Anhembi Morumbi

Bacharel em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi

Sérgio Luiz do Amaral Moretti, Universidade Anhembi Morumbi

Coordenador do Mestrado Profissional - Gestão em Alimentos e Bebidas e professor do Programa de Pós-graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi

Publicado

2018-09-30

Como Citar

Queiroz, C. A., Soliguetti, D. F. G., & Moretti, S. L. do A. (2018). AS PRINCIPAIS DIFICULDADES PARA VEGETARIANOS SE TORNAREM VEGANOS: UM ESTUDO COM O CONSUMIDOR BRASILEIRO. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 13(3), 535–554. https://doi.org/10.12957/demetra.2018.33210

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE