INADEQUAÇÃO DA ROTULAGEM DE ALIMENTOS ALERGÊNICOS: RISCO PARA INDIVÍDUOS COM HIPERSENSIBILIDADE ALIMENTAR

Autores

  • Camila Cristina Santos de Miranda
  • Larissa Lovatto Amoriin Gama Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH.

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2018.32906

Palavras-chave:

Rotulagem de alimentos. Hipersensibilidade alimentar. Legislação sobre alimentos.

Resumo

Objetivo: Analisar a adequação da rotulagem de alimentos alergênicos de acordo com a Resolução n.º 26, de 02 de julho de 2015. Metodologia: Verificou-se a concordância das declarações de alérgenos em 221 rótulos de alimentos industrializados comercializados em três redes distintas de supermercados. Os produtos foram subdivididos em dez grupos de alimentos (pães e cereais; peixes e crustáceos; ovos e derivados; sementes oleaginosas; leites e derivados; soja e derivados; massas; doces, bolos e biscoitos; cárneos e embutidos e bebidas alcoólicas) e foram categorizados como “inadequados” quando descumpriram qualquer critério estabelecido na resolução. Para detalhar as inadequações, foram adotadas as seguintes classificações: localização incorreta da declaração no rótulo, declaração incompleta e/ou formatação inadequada e declaração inexistente. Resultados: Do total de rótulos avaliados, 31,7% (n=70) foram identificados como inadequados. Destas inadequações, observou-se que 48,6% foram classificados como “Declaração inexistente”. Observou-se, ainda, que foram encontradas inadequações nos dez grupos de alimentos avaliados. Conclusão: As normas regulamentadoras nacionais de rotulagem dispõem inovações na perspectiva de defesa do consumidor alérgico; no entanto, ainda se observam diversas irregularidades no seu cumprimento. Investigações desta natureza são relevantes para a saúde pública e devem ser realizadas para exigir a fiscalização e implementação das legislações vigentes.

DOI: 10.12957/demetra.2018.32906

Biografia do Autor

Larissa Lovatto Amoriin Gama, Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH.

Doutora em Ciências da Saúde, área de concentração Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de MInas Gerais (UFMG), Mestre em Ciências Biológicas, área de concentração Bioquímica Estrutural e Fisiológica, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Nutricionista pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Atualmente é professora adjunta do curso de graduação em Nutrição, no Centro Universitário de Belo Horizonte, Membro do Grupo de Pesquisa de Intervenções em Nutrição (GIN) - CNPq/UFMG. Possui experiência nas áreas de nutrição experimental (com ênfase em desenvolvimento e análise de produtos alimentares), biomarcadores inflamatórios, nutrição infantil e do adolescente, doenças e agravos não transmissíveis e alimentos e técnica dietética.

 

 

Endereço para acesso ao currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5599391511910327

Publicado

2018-09-30

Como Citar

Santos de Miranda, C. C., & Gama, L. L. A. (2018). INADEQUAÇÃO DA ROTULAGEM DE ALIMENTOS ALERGÊNICOS: RISCO PARA INDIVÍDUOS COM HIPERSENSIBILIDADE ALIMENTAR. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 13(3), 731–743. https://doi.org/10.12957/demetra.2018.32906

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE