FORTALECENDO A REDE DE ATENÇÃO ÀS NECESSIDADES ALIMENTARES ESPECIAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM FÓRMULAS ENTERAIS SEMIARTESANAIS, EM PIRAQUARA-PR

Autores

  • Luna Rezende Machado de Sousa Department of Human Nutrition, McGill University. Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura Municipal de Piraquara.
  • Karin Luciane Will Prefeitura Municipal de Piraquara

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2017.30161

Palavras-chave:

Terapia Nutricional. Nutrição Enteral. Assistência Domiciliar. Sistema Único de Saúde.

Resumo

Trata-se de relato de experiência sobre a implantação de um Protocolo Municipal de Dietas Especiais, para atendimento aos portadores de necessidades alimentares especiais, valendo-se de fórmulas enterais semiartesanais. O objetivo desta experiência foi o fortalecimento desta rede de cuidados, que apresenta demanda crescente e carência de orçamento público. Antes deste Protocolo, o município fornecia 50% das necessidades nutricionais do paciente por meio de fórmulas industrializadas, o restante devendo ser custeado pela família. Este Protocolo teve como metas: garantir 100% das necessidades nutricionais dos pacientes, por meio de fórmulas semiartesanais; aumentar o quadro de nutricionistas para viabilizar o acompanhamento nutricional em domicílio; e garantir a viabilidade financeira desta rede. Para tal, foram elaboradas dietas enterais para adultos e crianças, de 1.500 Kcal, 1.800 Kcal e 2.100 Kcal, com base em fórmulas anteriormente analisadas quimicamente. As fórmulas consistiram em uma mistura de alimentos – contidos na Cesta Básica – e fórmulas enterais industrializadas, fornecidas pelo município. Após um ano de sua implantação, o custo médio por paciente atendido com fórmulas enterais industrializadas caiu 48%, o que permitiu a contratação de mais nutricionistas para a Atenção Básica.  Esta iniciativa contou, como espaço de discussão e apoio, com um Grupo de Trabalho sobre atenção nutricional na terapia enteral, composto por nutricionistas dos municípios vizinhos e do Conselho Regional de Nutricionistas do Paraná. Espera-se que este trabalho estimule o compartilhamento de experiências governamentais voltadas à atenção nutricional de portadores de necessidades alimentares especiais.

DOI: 10.12957/demetra.2017.30161

 

Biografia do Autor

Luna Rezende Machado de Sousa, Department of Human Nutrition, McGill University. Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura Municipal de Piraquara.

Nutricionista, Especialização em Gestão Pública da Saúde e Residência em Saúde da Família pela Universidade Federal do Paraná; Mestranda em Nutrição na McGill University.

Karin Luciane Will, Prefeitura Municipal de Piraquara

Nutricionista pela Universidade Federal do Paraná. Coordenadora da Divisão de Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde.

Publicado

2017-09-04

Como Citar

de Sousa, L. R. M., & Will, K. L. (2017). FORTALECENDO A REDE DE ATENÇÃO ÀS NECESSIDADES ALIMENTARES ESPECIAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM FÓRMULAS ENTERAIS SEMIARTESANAIS, EM PIRAQUARA-PR. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 12(3), 767–779. https://doi.org/10.12957/demetra.2017.30161