CORPOS INDÓCEIS E MAL-ESTAR NO SABER/FAZER EDUCATIVO: PERSPECTIVAS CRÍTICAS EM CONTEXTOS DE ENSINO, CIÊNCIA E SAÚDE

Autores

  • Cristiane Marques Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Eliane Portes Vargas
  • Evelyse dos Santos Lemos
  • Fabiana Bom Kraemer
  • Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2017.30112

Resumo

A revista DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde publica neste número uma Seção Temática dedicada a estudos sobre Ensino, Ciências e Saúde contemplando os mais variados temas de interesse entre docentes, pesquisadores e discentes destes campos.

Este editorial inicia-se a partir da seguinte indagação: por que tematizar as diferentes ações voltadas aos contextos de ensino, ciências e saúde?

Almejamos reunir trabalhos inspirados na percepção do que é particular ao mundo dos homens e que diz respeito à experiência humana e subjetiva dos sujeitos sociais relacionadas aos processos mais amplos que os constituem. O mal-estar gerado naqueles que se deparam cotidianamente com a tarefa de ensinar/educar, nos impõem uma revisão dos limites das intervenções e de seus reflexos no campo da pesquisa, grosso modo, apoiadas em políticas racionalistas delineadas historicamente pelas conquistas da razão. A manifestação de tal desconforto tem sido ventilada em diferentes espaços acadêmicos e de ação/intervenção educativa. Suas maiores visibilidade e expressão, no entanto, se encontram nos corpos rebeldes e insubordinados em relação às orientações preventivas, o que cabe problematizar. Tais observações nos apontam prevalecer leituras da realidade embasando as intervenções formativas/educativas, tanto no campo científico quanto nas ações de saúde, que desconsideram a implicação do(s) outro(s) nos processos de Ensino de modo que tais práticas ao operarem relações tencionadas, complexas e sempre assimétricas, tendem ao fracasso.

DOI: 10.12957/demetra.2017.30112

 

Publicado

2017-08-26

Como Citar

Marques, C., Vargas, E. P., Lemos, E. dos S., Kraemer, F. B., & Carvalho, M. C. da V. S. (2017). CORPOS INDÓCEIS E MAL-ESTAR NO SABER/FAZER EDUCATIVO: PERSPECTIVAS CRÍTICAS EM CONTEXTOS DE ENSINO, CIÊNCIA E SAÚDE. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 12(3), 519–521. https://doi.org/10.12957/demetra.2017.30112