ENTRE COMIDAS, SUBJETIVIDADES, CIÊNCIA E ANTROPOLOGIA: UM CAMINHO ACADÊMICO DE JESUS CONTRERAS

Autores

  • Anelise Rizzolo de Oliveira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2017.29917

Resumo

APRESENTANDO O ENTREVISTADO

A Antropologia da Alimentação é um campo de estudo muito amplo, com pesquisadores e contribuições de diferentes correntes teóricas. Jesus Hernandez Contreras é uma dessas personalidades acadêmicas, e na contemporaneidade, certamente, um dos que nos concedeu importantes contribuições.

Realizou um longo percurso profissional, passando por temas que dialogam com inúmeros métodos e ideias em territórios culturalmente distintos. Até 2017, foi professor da Faculdade de História e Geografia no Departamento de Antropologia Social da Universidade de Barcelona. Sua trajetória profissional começa na América do Sul, nos Andes, e depois se reconecta com suas origens na Espanha, transitando entre a Antropologia Econômica e a da Alimentação. As investigações mais recentes têm se centrado em práticas de consumo, com destaque para processos e mudanças alimentares. Desenvolveu diversos estudos inovadores sobre as relações sociais e alimentação.

É autor de mais de 20 livros e de dezenas de artigos científicos. Entre seus principais livros, destacam-se: Subsistência, ritual e poder nos Andes (1986), Antropologia da Alimentação (1993), Alimentação e cultura: necessidades, gostos e costumes (1995), Produtos da terra (2003), Sabores do Mediterrâneo (2005), Alimentação e cultura: perspectivas, antropológicas (2005) e Alimentação, Sociedade e Cultura (2011).

A linha de produção intelectual variada e densa define seu perfil e nos instiga a procurar os caminhos que o levaram à Antropologia, desde a produção até o consumo alimentar, numa conversa que se inicia com bases materiais e, dialeticamente, articulando-as ao simbólico.

Esta entrevista foi desenhada como parte integrante das atividades de pós-doutoramento em Antropologia da Alimentação realizadas por Anelise Rizzolo no Observatório da Alimentação (ODELA) da Universidade de Barcelona. A conversa foi planejada a partir de um roteiro aberto com dois eixos centrais: conhecer o percurso profissional de Jesus e, de certa forma, como ele se constituiu como pesquisador no âmbito da Antropologia da Alimentação; e discutir temas atuais e emergentes desse campo da ciência.

Jesus Contreras conversou sobre todos os assuntos com vigor e disposição, numa manhã fria de janeiro de 2017, em sua sala na Faculdade de História e Geografia. Nesse mesmo mês, aposentou-se, após ministrar sua última aula no Curso de Graduação em Antropologia.

DOI: 10.12957/demetra.2017.29917

Biografia do Autor

Anelise Rizzolo de Oliveira, Universidade de Brasília

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas (1994), especialização em saúde pública, Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) , Doutorado em Política Social pela Universidade de Brasília e Pós Doutorado no ODELA - Observatório de La Alimentación da Universitat de Barcelona - España (em curso). É professora adjunta do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília. Integra o GT Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva da ABRASCO, é Conselheira do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - CONSEA e Pesquisadora Associada do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional - OPSAN/UNB. Com perfil interdisciplinar, tem experiência na área de saúde coletiva, políticas públicas e direitos sociais, atualmente, com ênfase em segurança alimentar e nutricional, educação e formação em saúde e alimentação e nutrição e ciências sociais.

Publicado

2017-09-08

Como Citar

de Oliveira, A. R. (2017). ENTRE COMIDAS, SUBJETIVIDADES, CIÊNCIA E ANTROPOLOGIA: UM CAMINHO ACADÊMICO DE JESUS CONTRERAS. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 12(3), 795–800. https://doi.org/10.12957/demetra.2017.29917