PROPRIEDADES FUNCIONAIS DA CASCA DO MARACUJÁ AMARELO (PASSIFLORA EDULIS) NA SÍNDROME METABÓLICA

Autores

  • Maísa de Lima Claro Universidade Federal do Piauí
  • Gilmara Péres-Rodrigues Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Sabrina Almondes Teixeira Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2018.28957

Palavras-chave:

Passiflora. Farinha. Dislipidemias. Obesidade. Diabetes Mellitus. Síndrome X Metabólica.

Resumo

O objetivo deste estudo foi revisar a literatura sobre o efeito da farinha da casca do maracujá amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa) nos distúrbios metabólicos que compõem a síndrome metabólica. Trata-se de uma revisão sistemática, realizada por meio do levantamento bibliográfico de estudos publicados entre 2005 e 2017, indexados nas bases de dados IBECS, PubMed, CisSaúde, Cochrame, MedCarib, Lilacs, Medline e SciELO, bem como no Google Scholar, bancos de teses e dissertações. Os estudos selecionados avaliaram o efeito do uso da casca do maracujá amarelo (P. edulis) sobre os parâmetros da síndrome metabólica. Os estudos experimentais demonstraram discordâncias quanto ao efeito hipoglicemiante e resultados positivos quanto ao efeito hipotensor. Em pesquisas realizadas com humanos saudáveis, a suplementação com 30 gramas da farinha da casca de P. edulis demonstrou eficiência na redução glicêmica e lipidêmica para LDL e colesterol total, sem toxicidade. Em estudos com portadores de síndrome metabólica e diabetes mellitus tipo 2, os efeitos hipolipemiantes e hipoglicemiantes também foram demonstrados. Entretanto, ainda há escassez de publicações sobre o uso da casca de P. edulis para tratamento de distúrbios metabólicos, sendo necessária padronização metodológica que viabilize sua recomendação na prática clínica.

DOI: 10.12957/demetra.2018.28957

 

Biografia do Autor

Maísa de Lima Claro, Universidade Federal do Piauí

Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica e Práticas Esportivas, Egressa do Curso de Graduação em Nutrição, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, Universidade Federal do Piauí.

Gilmara Péres-Rodrigues, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Nutricionista, Doutoranda em Biotecnologia, Mestre em Ciências e Saúde e Especialista em Saúde Materno-Infantil. Professora Assistente II do Departamento de Nutrição, Centro de Ciências da Saúde, Campus Ministro Petrônio Portela da Universidade Federal do Piauí.

Sabrina Almondes Teixeira, Universidade Federal do Piauí

Nutricionista, Mestre em Alimentos e Nutrição, Especialista em Nutrição e Controle de Qualidade de Alimentos. Professora Assistente da Coordenação do Curso de Graduação em Nutrição, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, Universidade Federal do Piauí. Picos-PI, Brasil

Publicado

2018-05-21

Como Citar

Claro, M. de L., Péres-Rodrigues, G., & Teixeira, S. A. (2018). PROPRIEDADES FUNCIONAIS DA CASCA DO MARACUJÁ AMARELO (PASSIFLORA EDULIS) NA SÍNDROME METABÓLICA. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 13(1), 181–194. https://doi.org/10.12957/demetra.2018.28957

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE