AVALIAÇÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA UNIFESP: SUBSÍDIOS PARA A REFORMA DA MATRIZ CURRICULAR

Autores

  • Semiramis Martins Álvares Domene UNIFESP
  • Luciane Maria Pezzato Departamento de Saúde, Clínica e Instituições, Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista
  • Claudia Ridel Juzwiak Departamento de Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista
  • Lia Thieme Oikawa Zangirolani Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva, Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28726

Palavras-chave:

Educação Superior. Nutricionistas. Currículo. Formação Interprofissional. Avaliação Educacional.

Resumo

Objetivos: Realizar um estudo de avaliação dos egressos sobre a formação que receberam no curso de Nutrição da UNIFESP, a fim de subsidiar a revisão da matriz curricular do curso de Nutrição. Método: Estudo transversal quanti-qualitativo, desenvolvido por meio de questionário, contendo questões fechadas e abertas, com os egressos das primeiras três turmas do curso de Nutrição. Construiu-se e validou-se um instrumento de pesquisa atitudinal do tipo Likert e foram formuladas duas questões abertas submetidas à análise temática de conteúdo sob o marco referencial de percepção de Merleau-Ponty. Resultados: Foram analisadas 48 respostas. Os egressos apresentaram percepção positiva sobre sua formação e sobre o desenvolvimento de habilidades para o exercício profissional; apontaram desafios que subsidiaram a reforma da matriz em diversos pontos. Identificou-se pouca valorização do mercado de trabalho para a formação interprofissional e interdisciplinar recebida.  Considerações finais: Houve uma percepção positiva do egresso do curso de Nutrição sobre sua formação, com destaque para a interdisciplinaridade como principal aspecto. Apesar dos desafios atendidos na reforma, entende-se que o processo de revisão da matriz é complexo e contínuo.

DOI: 10.12957/demetra.2017.28726

 

Biografia do Autor

Semiramis Martins Álvares Domene, UNIFESP

Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva, Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista

Luciane Maria Pezzato, Departamento de Saúde, Clínica e Instituições, Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista

Departamento de Saúde, Clínica e Instituições, Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista

Claudia Ridel Juzwiak, Departamento de Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista

Departamento de Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista

Lia Thieme Oikawa Zangirolani, Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva, Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista

Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva, Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista

Grupos de Pesquisa:

Laboratório de Segurança Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas – UNIFESP

Condições de vida e saúde – Inquéritos de Saúde de Campinas – UNICAMP

Publicado

2017-08-26

Como Citar

Domene, S. M. Álvares, Pezzato, L. M., Juzwiak, C. R., & Zangirolani, L. T. O. (2017). AVALIAÇÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA UNIFESP: SUBSÍDIOS PARA A REFORMA DA MATRIZ CURRICULAR. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 12(3), 593–610. https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28726