INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DE GRADUANDOS EM NUTRIÇÃO: USO DO DIÁRIO DE CAMPO EM GRUPOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Autores

  • Viviane Laudelino Vieira Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza. Faculdade de Saúde Pública. Universidade de São Paulo.
  • Bruna Zillesg Borges dos Santos Departamento de Nutrição. Faculdade de Saúde Pública. Universidade de São Paulo
  • Samantha Caesar de Andrade Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza. Faculdade de Saúde Pública. Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28591

Palavras-chave:

Educação Alimentar e Nutricional. Nutricionistas. Educação em Saúde. Educação Superior. Capacitação de Recursos Humanos em Saúde.

Resumo

Objetivo: Descrever o uso do diário de campo como estratégia de capacitação de alunos de graduação na facilitação de grupos de educação alimentar e nutricional. Metodologia: Foram utilizados 12 relatos de diários de campo produzidos por graduandos (G1 e G2), que facilitaram grupos do Centro de Referência em Alimentação e Nutrição, construídos a partir dos referenciais de Grupo Operativo.  Após cada um dos seis encontros, os alunos redigiam o diário, contendo descrição detalhada sobre o encontro e suas percepções sobre o grupo. Para avaliação da facilitação, os conteúdos dos diários foram confrontados com as habilidades e competências preconizadas ao nutricionista em educação alimentar e nutricional. O processo grupal foi caracterizado pelos vetores de avaliação do Grupo Operativo. Resultados e Discussão: Identificaram-se 14 habilidades e competências. Mudanças na facilitação realizada pelos alunos foram visíveis, como: necessidade de preparo prévio à realização do encontro, busca por referenciais teóricos complementares, autopercepção das dificuldades iniciais e reflexão sobre o processo educativo. Os vetores de avaliação de Grupo Operativo (aprendizagem, a comunicação, a pertença, a cooperação, a pertinência e a tele) foram identificados em ambos os grupos, evidenciando como o processo grupal foi construído ao longo de cada encontro. Conclusões: O diário de campo, inserido no processo de formação do aluno, representou não somente um instrumento que explicita como a capacitação estava se dando, mas também constituiu oportunidade de ele refletir sobre o trabalho realizado, diante do espaço que teve para relatar sua experiência, contemplando suas dificuldades e avanços.

DOI: 10.12957/demetra.2017.28591

 

 

Biografia do Autor

Viviane Laudelino Vieira, Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza. Faculdade de Saúde Pública. Universidade de São Paulo.

Doutora em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Nutricionista Supervisora do Centro de Referência em Alimentação e Nutrição. Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza. Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Coordenadora do projeto de pesquisa Fapesp 2015/13716-0. Atuante na área de educação alimentar e nutricional, formação do nutricionista e atenção primária em saúde.

Bruna Zillesg Borges dos Santos, Departamento de Nutrição. Faculdade de Saúde Pública. Universidade de São Paulo

Mestranda em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Nutricionista pela FMU.

Samantha Caesar de Andrade, Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza. Faculdade de Saúde Pública. Universidade de São Paulo.

Doutora em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Nutricionista Supervisora do Centro de Referência em Alimentação e Nutrição. Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza. Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Publicado

2017-08-29

Como Citar

Laudelino Vieira, V., Zillesg Borges dos Santos, B., & Caesar de Andrade, S. (2017). INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DE GRADUANDOS EM NUTRIÇÃO: USO DO DIÁRIO DE CAMPO EM GRUPOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 12(4), 959–977. https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28591

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE