COMER À MESA: A INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA SURDA PELA FAMÍLIA, ATRAVÉS DA COMENSALIDADE

Autores

  • Ronaldo Gonçalves Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Francisco Romão Ferreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Shirley Donizete Prado Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28357

Palavras-chave:

Surdez. Linguagem. Comensalidade. Exclusão Social. Educação.

Resumo

Neste artigo, partimos do conceito de despatologização da surdez, proposto por Skliar, e trilhamos o caminho da observação participante, segundo Minayo, para compreender as relações psicossociais entre a pessoa surda, a família e o mundo que a cerca, representado aqui pelo universo escolar. Acreditamos que compreender as relações sociais e familiares que envolvem a surdez é condição fundamental para o provimento, à criança surda, de uma língua que lhe sirva de mediadora entre a linguagem, o pensamento e a sociedade. O conceito de comensalidade, segundo Boutaud, é apresentado como mediador na construção da noção de pertencimento da criança surda à família e à sociedade. As observações se deram a partir de nossa prática docente em espaços escolares dedicados à Educação de Surdos, com orientação didático-pedagógica do Bilinguismo. Apoiamo-nos no conceito de língua de Saussure, nos estudos da linguagem, desenvolvidos por Bakthin, e na formação do pensamento, visto por Vigotsky. Os resultados encontrados apontam para a participação dos pais no processo de formação, sobretudo quando essa participação se dá no âmbito da comensalidade. A interação entre comensais efetiva e constante pode melhorar o desempenho escolar da criança na escola, pois fortalece o processo de empoderamento. Por outro lado, a ausência das relações à mesa, nesse mesmo processo, pode afetar o desempenho cognitivo e precarizar a inclusão social do jovem surdo.

DOI: 10.12957/demetra.2017.28357

 

Biografia do Autor

Ronaldo Gonçalves Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando do Nectar (Núcleo de Estudos em Cultura e Alimentação), do Programa de Pós-graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Professor do EBTT do Instituto Nacional de Educação de Surdos - MEC/INES

Investigador Associado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra, Portugal.

Francisco Romão Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor do Programa de Pós-graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde.

Nectar - PPGANS - INU - UERJ

Shirley Donizete Prado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde.

Nectar - PPGANS - INU - UERJ

Publicado

2017-07-13

Como Citar

Oliveira, R. G., Ferreira, F. R., & Prado, S. D. (2017). COMER À MESA: A INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA SURDA PELA FAMÍLIA, ATRAVÉS DA COMENSALIDADE. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 12(4), 899–914. https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28357

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE