AVALIAÇÃO DO PERFIL NUTRICIONAL E QUALIDADE DE VIDA APÓS REALIZAÇÃO DE CIRURGIA BARIÁTRICA EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE GOIÂNIA, BRASIL

Autores

  • Ruanda Pereira Maia Hospital Alberto Rassi - HGG
  • Pauliene Christielly Cardoso da Silva Hospital Alberto Rassi - HGG
  • Amélia Cristina Stival Duarte Hospital Alberto Rassi - HGG
  • Raphaela Moiana da Costa Hospital Alberto Rassi - HGG

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2018.27515

Palavras-chave:

Cirurgia Bariátrica. Obesidade. Qualidade de Vida.

Resumo

Objetivo: avaliar o perfil nutricional e qualidade de vida de indivíduos submetidos a cirurgia bariátrica em um hospital público de Goiânia. Metodologia: Estudo transversal, realizado entre agosto a novembro de 2016, com 56 pacientes do ambulatório de obesidade com 6, 12 e 18 meses de pós-operatório de bypass gástrico em Y de Roux. Analisaram-se perfil antropométrico, presença de comorbidades, hábitos de vida e qualidade de vida por meio do instrumento BAROS. Resultados: 84% do sexo feminino, com média de idade de 46 anos (DP= 9,61) e nível de escolaridade predominante ensino fundamental incompleto (44%). No período pré-operatório, a média de IMC foi 50,1 kg/m² ±8,37 e a de perda de peso, 8,7%. Após a cirurgia bariátrica, a média do IMC foi 35,7 kg/m² ±7,09. A perda de excesso de peso foi superior a 50% em 78% da amostra, e houve altos índices de resolução de distúrbios do sono (94%), dislipidemias (91%) e diabetes (86%) (p<001). O consumo de bebida alcóolica foi encontrado em 3,7% dos indivíduos e 74% referiram praticar atividade física. A qualidade de vida foi avaliada como melhorada (27%) e muito melhorada (73%). Entre os três períodos pós-operatórios e entre os indivíduos que tiveram perda ponderal inferior e superior a 50%, não se constataram diferenças significativas, embora todos tenham relatado melhora nos domínios avaliados. Conclusões: a cirurgia bariátrica tem demonstrado eficácia no auxílio na perda de peso, melhora das comorbidades e da qualidade de vida de indivíduos obesos.

DOI: 10.12957/demetra.2018.27515

 

Biografia do Autor

Ruanda Pereira Maia, Hospital Alberto Rassi - HGG

Nutricionista e residente de Nutrição no Programa de Residência Multiprofissional em Clínica Especializada: Endocrinologia no HGG.

Pauliene Christielly Cardoso da Silva, Hospital Alberto Rassi - HGG

Nutricionista e residente de Nutrição no Programa de Residência Multiprofissional em Clínica Especializada: Endocrinologia no HGG.

Amélia Cristina Stival Duarte, Hospital Alberto Rassi - HGG

Nutricionista e tutora da Nutrição no Programa de Residência Multiprofissional em Clínica Especializada: Endocrinologia no HGG.

Raphaela Moiana da Costa, Hospital Alberto Rassi - HGG

Nutricionista e preceptora da Nutrição no Programa de Residência Multiprofissional em Clínica Especializada: Endocrinologia no HGG.

Publicado

2018-05-21

Como Citar

Maia, R. P., Silva, P. C. C. da, Duarte, A. C. S., & Costa, R. M. da. (2018). AVALIAÇÃO DO PERFIL NUTRICIONAL E QUALIDADE DE VIDA APÓS REALIZAÇÃO DE CIRURGIA BARIÁTRICA EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE GOIÂNIA, BRASIL. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 13(1), 147–164. https://doi.org/10.12957/demetra.2018.27515

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE