POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: AVALIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS EM MUNICÍPIOS BAIANOS

Autores

  • Sandra Maria Chaves dos Santos Departamento de Ciências da Nutrição, Pós-graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde, Universidade Federal da Bahia. Salvador-Ba, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2017.26371

Palavras-chave:

Política Nutricional. Descentralização. Saúde pública. Promoção da saúde./Keywords, Nutrition Policy. Decentralization. Public health. Health promotion.

Resumo

Introdução: A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) propõe uma atuação de caráter interdisciplinar e intersetorial, com o intuito de integrar as diversas ações para enfrentamento dos agravos nutricionais, organizado por uma série de programas e ações em diferentes vertentes, a serem implementados de maneira descentralizada, junto ao Sistema Único de Saúde. Objetivo: avaliar a implantação de programas da PNAN em municípios baianos e relacioná-los a indicadores sociodemográficos. Método: pesquisa documental retrospectiva, entrevistas semiestruturadas com informantes-chave e questionário estruturado on-line com gestores locais, via plataforma Survey Monkey. As ações do âmbito municipal foram então avaliadas quanto ao grau de implantação e os resultados foram associados com indicadores sociodemográficos, com uso de testes estatísticos. Resultados e discussão: A caracterização da PNAN e suas ações revelaram o quanto a política é ampla e dinâmica e por isso também complexa e de difícil implantação. Os programas de maior tempo de existência apresentaram maior porcentual de implantação satisfatória nos municípios com relação às ações/programas mais recentes. Os indicadores de desenvolvimento humano, cobertura da Estratégia de Saúde da Família e de Insegurança Alimentar apresentaram associação estatisticamente significante com a existência de programas da política. Conclusões: Pelos resultados obtidos neste estudo, e considerando os municípios pesquisados, permanecem sendo priorizadas na implantação da PNAN ações de controle dos agravos nutricionais, como deficiência de ferro e de vitamina A, em detrimento de ações de promoção da alimentação saudável e prevenção de problemas nutricionais.

DOI: 10.12957/demetra.2017.26371

 

 

Biografia do Autor

Sandra Maria Chaves dos Santos, Departamento de Ciências da Nutrição, Pós-graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde, Universidade Federal da Bahia. Salvador-Ba, Brasil.

Alameda dos jardins 408. Edf. Gardênia, apto 203. Horto Bela Vista. Salvador- BA. CEP 41.098-040. E-mail: sandra.mchaves@gmail.com

Trabalhou em todas as etapas desde a concepção do estudo até a revisão da versão final do artigo.

Não apresenta conflito de interesses.

Publicado

2017-03-03

Como Citar

Santos, S. M. C. dos. (2017). POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: AVALIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS EM MUNICÍPIOS BAIANOS. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 12(1), 137–155. https://doi.org/10.12957/demetra.2017.26371

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE