PONTO DE EQUILÍBRIO ENTRE A CIÊNCIA DA NUTRIÇÃO E “FAT STUDIES”

Autores

  • Andreia Araujo Lima Torres Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2016.25885

Palavras-chave:

Obesidade. Perda de Peso. Feminismo.

Resumo

A preocupação com a aparência física é grande no Ocidente. Contudo, a busca por tais ideais pode desencadear uma insatisfação com a imagem corporal, transtornos alimentares, distúrbios de imagem corporal, visões estereotipadas e atitudes negativas voltadas aos indivíduos fora do padrão valorizado pela mídia. Grupos ligados à sociologia, estudos de gênero e ativismo feminista uniram-se ao debate, constituindo campo do saber interdisciplinar denominado “fat studies“(estudos sobre a gordura ou dos "gordos"). O campo muda o olhar dos aspectos fisiopatológicos associados à adiposidade corporal, para a situação desse grupo de pessoas na sociedade. Criticam duramente o modelo biomédico e sua ineficácia no tratamento da obesidade. Por outro lado, pesquisadores da área de saúde preocupam-se com o discurso de que a saúde seria possível com qualquer peso ou percentual de gordura corporal, bastando um estilo de vida saudável. Este artigo explora o assunto e busca uma aproximação dos campos de pesquisa, um ponto de equilíbrio entre a ciência da nutrição e “fat studies”.

DOI: 10.12957/demetra.2016.25885

 

 

Biografia do Autor

Andreia Araujo Lima Torres, Universidade de Brasília

Nutricionista, mestre em nutrição humana, especialista em nutrição clínica, especialista em nutrição esportiva e funcional, doutora em Ensino na Saúde, Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (UnB).

Publicado

2016-11-17

Como Citar

Torres, A. A. L. (2016). PONTO DE EQUILÍBRIO ENTRE A CIÊNCIA DA NUTRIÇÃO E “FAT STUDIES”. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 11(Supl.), 1201–1212. https://doi.org/10.12957/demetra.2016.25885

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE