PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL E ESTADO NUTRICIONAL EM ACADÊMICAS DE NUTRIÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores

  • Adriana de Azevedo Paiva Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição, Departamento de Nutrição, Universidade Federal do Piauí, Teresina-PI, Brasil.
  • Marcela Almeida Marreiros Lopes
  • Sueli Maria Teixeira Lima
  • Kyria Jayanne Clímaco Cruz
  • Gilmara Péres Rodrigues
  • Cecília Maria Resende Gonçalves Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2017.22483

Palavras-chave:

Imagem corporal. Estado nutricional. Percepção

Resumo

Estudo transversal com 90 universitárias ingressantes (G1) e concluintes (G2) do curso de Nutrição, com objetivo de avaliar a associação entre a percepção da imagem corporal e o estado nutricional. Para avaliação da percepção e distorção da imagem corporal, aplicou-se Escala de Silhuetas de Stunkard e Questionário sobre Imagem Corporal (BSQ 34). Foi realizada aferição de peso (Kg) e estatura (m) e, a partir do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), a classificação do estado nutricional. Os valores médios de peso, estatura e IMC foram semelhantes nos dois grupos (p>0,05), diferente do verificado para a idade, cuja média foi significativamente mais elevada entre as concluintes (p<0,05). Constatou-se que 73,3% e 77,8% das acadêmicas ingressantes e concluintes, respectivamente, estavam eutróficas. mas as concluintes apresentaram menor prevalência de baixo peso e excesso em relação às ingressantes, sem associação significativa (p=0,87). A insatisfação por magreza ou excesso de peso foi de 62,3% e 82,2% no G1 e G2, respectivamente. Em relação à imagem corporal, observou-se que 20% das ingressantes mostraram distorção grave, com diferença expressiva quando comparadas às concluintes (p=0,001). A insatisfação com a imagem corporal foi dominante, apresentando-se mais frequente entre as concluintes, que tinham uma impressão distorcida para o excesso de peso. A insatisfação com a imagem corporal em diferentes graus foi prevalente neste estudo, independente do estado nutricional. O incentivo à prática de exercício físico e a adoção de uma alimentação saudável devem ser encorajados em estudantes universitários, bem como a promoção de estratégias para uma percepção adequada do corpo.

DOI: 10.12957/demetra.2017.22483

 

 

Biografia do Autor

Adriana de Azevedo Paiva, Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição, Departamento de Nutrição, Universidade Federal do Piauí, Teresina-PI, Brasil.

Universidade Federal do Piauí. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Nutrição. Programa de Pós Graduação em Alimentos e Nutrição.

Publicado

2017-03-03

Como Citar

Paiva, A. de A., Lopes, M. A. M., Lima, S. M. T., Cruz, K. J. C., Rodrigues, G. P., & Carvalho, C. M. R. G. (2017). PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL E ESTADO NUTRICIONAL EM ACADÊMICAS DE NUTRIÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 12(1), 193–206. https://doi.org/10.12957/demetra.2017.22483

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE