NÍVEL DE SATISFAÇÃO E ESCOLHAS ALIMENTARES DOS COMENSAIS EM RESTAURANTE SELF-SERVICE

Autores

  • Michele Honicky Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Kelín Schwarz Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Renata Leia Demario Vieira Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Priscila Lumi Ishii Freire Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Raquel Rosalva Gatti Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2017.22435

Palavras-chave:

Serviços de Alimentação, Comportamento do Consumidor, Comportamento alimentar, Escolha, Hábitos Alimentares.

Resumo

Nos últimos anos, houve um aumento da alimentação fora de casa, juntamente com a alta concorrência nos serviços de alimentação e a preocupação com a saúde dos comensais. O objetivo do presente estudo foi avaliar a satisfação dos comensais quanto aos serviços oferecidos e suas escolhas alimentares em um restaurante self-service. A amostra do estudo totalizou 148 indivíduos, os quais avaliaram os serviços prestados em relação aos seguintes critérios: aparência dos alimentos, apresentação do bufê, variedade, temperatura das saladas, sobremesas e pratos quentes, sabor das refeições, tempero, atendimento, higiene e limpeza do local e avaliação geral. A satisfação dos comensais em relação ao serviço prestado, no geral, teve avaliação positiva, indicando bom grau de contentamento. Em relação às escolhas alimentares, verificou-se grande influência dos fatores aparência, sabor, variedade, forma de preparo, valor nutricional e alimentos que fazem bem à saúde. A avaliação da satisfação e as escolhas alimentares dos comensais para restaurantes self-service são ferramentas que ajudam a determinar o perfil dos comensais e a realidade da unidade, visando melhorar os serviços prestados.

DOI: 10.12957/demetra.2017.22435

 

 

Biografia do Autor

Michele Honicky, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Discente do Departamento de Nutrição

Kelín Schwarz, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Docente do Departamento de Nutrição

Renata Leia Demario Vieira, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Docente do Departamento de Nutrição

Priscila Lumi Ishii Freire, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Docente do Departamento de Nutrição

Raquel Rosalva Gatti, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Docente do Departamento de Nutrição

Publicado

2017-02-21

Como Citar

Honicky, M., Schwarz, K., Vieira, R. L. D., Freire, P. L. I., & Gatti, R. R. (2017). NÍVEL DE SATISFAÇÃO E ESCOLHAS ALIMENTARES DOS COMENSAIS EM RESTAURANTE SELF-SERVICE. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 12(1), 333–346. https://doi.org/10.12957/demetra.2017.22435

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE