CONDIÇÕES HIGIÊNICOSSANITÁRIAS EM QUIOSQUES DE PRAIA EM VILA VELHA-ES

Autores

  • Ana Sarah Brito Portugal Universidade Federal do Espírito Santo
  • Juliana Manhães Manhães Iulianello Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Cristina Almeida Batista Goltara Universidade Federal do Espírito Santo
  • Láiza Sulti Medeiros Universidade Federal do Espírito Santo
  • Jackline Freitas Brilhante de São José Universidade Federal do Espírito Santo
  • Erika Madeira Moreira da Silva Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2015.16723

Palavras-chave:

Qualidade, Segurança dos alimentos, serviços de alimentação.

Resumo

Objetivou-se avaliar as condições higiênicossanitárias em dez quiosques localizados em Vila Velha-ES. Os dados foram coletados por meio de observação direta com o preenchimento de lista de verificação baseada na Resolução RDC n°216/2004. Essa lista foi elaborada considerando-se 11 blocos a serem avaliados onde, ao final, os estabelecimentos foram classificados no Grupo 3, de acordo com o percentual de atendimento aos itens constantes na lista de verificação (0 a 50%). Destaca-se a inexistência de fechamento automático nas portas e de tela milimétrica nas janelas. O espaço físico dos quiosques é padronizado, porém não possibilita fluxo ordenado e sem cruzamento. Os equipamentos, móveis e utensílios eram mantidos em condições higiênicossanitárias inapropriadas em todos os quiosques. Nenhum estabelecimento possuía local próprio para guarda de produtos saneantes, sendo estes mantidos próximos aos alimentos. Quanto ao controle integrado de pragas e vetores foi observado atendimento acima da média (66,66%) dos itens avaliados. Em relação às práticas de manipulação, observou-se que nenhum estabelecimento possuía sabonete antisséptico nem instruções para lavagem correta das mãos. Foram observadas inadequações em todos os itens referentes a matéria-prima, armazenamento, bem como a documentação e responsabilidade. As condições higiênicossanitárias dos quiosques são insatisfatórias, sendo necessárias mudanças comportamentais e estruturais.

DOI: 10.12957/demetra.2015.16723

 

Biografia do Autor

Jackline Freitas Brilhante de São José, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Nutrição (2007), é Mestre em Microbiologia Agrícola, com ênfase em microbiologia de alimentos (2009) e Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos (2013) sendo todos os títulos obtidos na Universidade Federal de Viçosa. Atualmente, Professora Adjunto A do curso de Nutrição da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência em boas práticas de fabricação, higiene industrial e dos alimentos, qualidade de alimentos, microbiologia dos alimentos, serviços de alimentação e nutrição. Atua principalmente nos seguintes temas: qualidade microbiológica de alimentos, higiene industrial e de alimentos, processos alternativos para a sanitização de frutas e hortaliças.

Publicado

2015-12-17

Como Citar

Portugal, A. S. B., Iulianello, J. M. M., Goltara, M. C. A. B., Medeiros, L. S., de São José, J. F. B., & da Silva, E. M. M. (2015). CONDIÇÕES HIGIÊNICOSSANITÁRIAS EM QUIOSQUES DE PRAIA EM VILA VELHA-ES. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 10(4), 845–856. https://doi.org/10.12957/demetra.2015.16723

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE