ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: UM CAMPO CIENTÍFICO, REALMENTE, INTERDISCIPLINAR?

Autores

  • Shirley Donizete Prado Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Fabiana Bom Kraemer UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2015.16607

Resumo

Multi, inter ou transdisciplinar. Assim vem sendo identificado o campo científico da Alimentação e Nutrição em diversos documentos que circulam nesse espaço da sociedade. O “Documento da Área Nutrição na CAPES”, por exemplo, é claríssimo ao tratar dessa temática ao afirmar, em seu item “interdisciplinaridade”, que:

Alimentação e Nutrição é um campo de produção de conhecimentos e saberes e de formação de cientistas no qual diferentes disciplinas e vertentes teórico-metodológicas se articulam em tensões e consensos. Considera-se, portanto, que propostas de programas de pós-graduação organizadas em torno dos objetos “nutrientes, alimentos e comida com foco no processo saúde-doença-cuidado” deverão ser acolhidas neste espaço institucional. Dentro da perspectiva da interdisciplinaridade, poderão ser aceitos na área de Nutrição Programas ordenados em torno dos seguintes núcleos de saberes: Nutrição Clínica (presença de disciplinas e conteúdos voltados para a terapêutica do conjunto das patologias no âmbito individual), Nutrição Básica e Experimental (contando com disciplinas e conteúdos voltados a estudos com seres humanos e animais como bioquímica, fisiologia, genética, entre outras), Ciência e Tecnologia de Alimentos Aplicadas à Saúde (disciplinas e conteúdos do âmbito da composição química e desenvolvimento de alimentos), Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva (disciplinas e conteúdos como epidemiologia, políticas, planejamento e gestão em saúde, entre outras) e Ciências Humanas e Sociais em Alimentação e Nutrição (disciplinas e conteúdos como sociologia, antropologia, epistemologia, alimentação de coletividades, entre outras).

DOI: 10.12957/demetra.2015.16607

 

 

Publicado

2015-05-28

Como Citar

Prado, S. D., & Kraemer, F. B. (2015). ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: UM CAMPO CIENTÍFICO, REALMENTE, INTERDISCIPLINAR?. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 10(2), 227–230. https://doi.org/10.12957/demetra.2015.16607

Edição

Seção

Editorial