“STAPLE FOOD” AND “CHILDREN’S FOOD”: FOOD CONSUMPTION BY BOLSA FAMILIA PROGRAM MEMBERS IN CURITIBA-PR, BRAZIL

Autores

  • Vanessa Daufenback Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Maria Teresa Gomes de Oliveira Ribas

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2016.16090

Palavras-chave:

População de baixa renda, Programas de transferência de renda, Análise Qualitativa, Consumo de Alimentos, Comportamento alimentar.

Resumo

O Programa Bolsa Família abrange aproximadamente 50 milhões de pessoas no Brasil, sendo considerado o maior programa de redistribuição de renda do mundo. Algumas pesquisas recentes têm revelado o consumo de novos alimentos e hábitos alimentares em decorrência do recurso acessado pelas famílias, cujas implicações são ambivalentes em termos de segurança alimentar. Neste sentido, este trabalho procurou investigar subjetividades e extrair núcleos de sentido presentes no discurso a respeito do consumo alimentar dos titulares do Programa Bolsa Família do Distrito Sanitário do Cajuru, em Curitiba-PR. Esta população foi escolhida através de amostragem aleatória estratificada proporcional com base no universo de inscritos no Programa residentes neste território. Em visitas domiciliares, coletaram-se depoimentos dos participantes, os dados quantitativos foram tabulados e realizadas as estatísticas descritivas. As subjetividades dos discursos foram reunidas em núcleos de sentido e problematizadas de acordo com achados empíricos e teóricos. Os resultados quali-quantitativos revelaram aumento do consumo de ultraprocessados, justificados pela compensação alimentar “das crianças” e atrelados à oposição ao “grosso” (básico), concomitantemente à percepção fragmentada sobre alimentos “não saudáveis” e a valorações positivas acerca da entrada no mundo do consumo de determinados produtos segundo perspectiva dos titulares de direito do Programa investigados.

DOI: 10.12957/demetra.2016.16090

 

Biografia do Autor

Vanessa Daufenback, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduada em Ciências Sociais pela UNESP Araraquara

Mestre em Sociologia pela UNESP Araraquara

Graduanda em Nutrição pela PUCPR

Maria Teresa Gomes de Oliveira Ribas

Maria Teresa Gomes de Oliveira Ribas

Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Escola de Saúde e Biociências, Grupo de Pesquisas em Ciências da Nutrição. Curitiba-PR, Brasil.

Publicado

2016-02-22

Como Citar

Daufenback, V., & Ribas, M. T. G. de O. (2016). “STAPLE FOOD” AND “CHILDREN’S FOOD”: FOOD CONSUMPTION BY BOLSA FAMILIA PROGRAM MEMBERS IN CURITIBA-PR, BRAZIL. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 11(1), 47–64. https://doi.org/10.12957/demetra.2016.16090

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE