O SEGREDO DE UM CUSCUZ: ALIMENTAÇÃO E IDENTIDADE

Autores

  • Guida Silva Cândido Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2015.15490

Palavras-chave:

Ciências sociais, Antropologia, Sociologia, Alimentação, Cinema.

Resumo

A natureza humana conduz o homem na busca permanente de experiências sensoriais. Nada une o homem de forma tão evidente como esse propósito do prazer sensorial. A alimentação, o ato de comer, representa mais do que a necessidade física, biológica e primária de sobrevivência. É também uma ação que envolve, ou pode envolver, cada um dos sentidos, de forma a experienciar uma sensação nova, diferente e aprazível. O cinema encontra-se nas mesmas circunstâncias: pressupõe a busca de sensações. Em ambos os campos, cinematográfico e gastronômico, ocorrem perceções de natureza sensorial distintas, mas que desembocam ambas na possibilidade de relacionar os diferentes sentidos e as sensações que daí resultam. Aqui, pretende-se demonstrar como o cinema constitui uma representação da identidade cultural e social. Analisa-se O segredo de um cuscuz sob o ponto de vista da alimentação e das relações que se estabelecem entre as personagens à volta de um alimento.

DOI: 10.12957/demetra.2015.15490

 

 

Biografia do Autor

Guida Silva Cândido, Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Guida Cândido nasceu em Coimbra em 1975 e licenciou-se em História da Arte pela FLUC em 1997. Concluiu o Mestrado em Alimentação - Fontes, Cultura e Sociedade pela FLUC em 2014. Antes de uma breve passagem pelo ensino, fez investigação na área de museologia em Conímbriga. Em 2000 integrou a Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz, exercendo atualmente funções de coordenação como Técnica Superior no Arquivo Fotográfico Municipal. É no âmbito desta atividade que tem sido responsável pelo estudo dos fundos fotográficos da coleção, organização de exposições, concursos, workshops e outras atividades culturais. Desenvolve estudos na área da museologia e do património, nomeadamente sobre a gastronomia do concelho. Guida Cândido é autora de livros e publicações científicas na sua área de investigação e alimenta o hiperespaço na condição de food blogger.

Publicado

2015-07-28

Como Citar

Cândido, G. S. (2015). O SEGREDO DE UM CUSCUZ: ALIMENTAÇÃO E IDENTIDADE. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 10(3), 607–621. https://doi.org/10.12957/demetra.2015.15490