CONHECIMENTO E ABORDAGEM SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Kátia Francielly Bezerra Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI/SOEBRAS, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.
  • Laura Caroline Ferreira Mendes Capuchinho Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI/SOEBRAS, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.
  • Lucinéia Pinho Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes.

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2015.13182

Palavras-chave:

Alimentação escolar, Educação alimentar e nutricional, Promoção em saúde.

Resumo

Avaliaram-se o conhecimento e a abordagem em alimentação saudável de professores de escolas públicas municipais urbanas de Montes Claros-MG. Com abordagem descritiva e quantitativa, entrevistaram-se 158 docentes de 28 escolas no ano de 2013. Os professores responderam um questionário com questões abertas referente à abordagem do tema “alimentação saudável” (QAAS); e outro com questões de múltipla escolha sobre o “conhecimento nutricional e estratégias para alimentação saudável” (QN). Dos 12 temas do QAAS, sete não foram abordados pela maioria dos professores, que de modo geral não exploraram metodologias alternativas de ensino. O ponto positivo destacado pelos professores foi a aprendizagem dos alunos; os aspectos negativos foram falta de material didático e influência negativa da família. O QN mostrou que 73% dos professores não receberam capacitação específica para trabalhar o tema, e que 72,15% tinham conhecimento moderado dos conteúdos. Conclui-se que as metodologias e recursos didáticos adotados para o ensino da alimentação saudável na escola ainda são incipientes, tímidos e pouco explorados. Ainda, o conhecimento dos professores é apenas moderado, indicando que eles deveriam receber capacitação específica em alimentação saudável e nutrição.

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/demetra.2015.13182

 

 

Biografia do Autor

Kátia Francielly Bezerra, Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI/SOEBRAS, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Nutricionista

Laura Caroline Ferreira Mendes Capuchinho, Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI/SOEBRAS, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Nutricionista

Lucinéia Pinho, Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes.

Nutricionista, Doutora em Ciências da Saúde

Publicado

2015-01-24

Como Citar

Bezerra, K. F., Capuchinho, L. C. F. M., & Pinho, L. (2015). CONHECIMENTO E ABORDAGEM SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 10(1), 119–131. https://doi.org/10.12957/demetra.2015.13182

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE