Cidade-mercadoria, Comunicação e Consumo

Autores

  • Maria de Fátima Tardin Costa

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2010.994

Palavras-chave:

cidade-mercadoria, comunicação, especulação imobiliária, pós-modernidade

Resumo

É nossa intenção, neste trabalho, colocar em questão a relação entre a produção da cidade contemporânea e a comunicação social, destacando alguns pontos desse problema. Partimos de uma reflexão a respeito da função da especulação imobiliária, no capitalismo financeiro globalizado, na produção do espaço urbano, considerando a contribuição de vários autores, em especial: Fredric Jameson, David Harvey, Ricardo Freitas e Fernanda Sánchez.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Tardin Costa

Possui graduação em CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Especialização em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR UFRJ e mestrado em DIREITO da CIDADE pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Direito da Cidade, com ênfase em temas relacionados à Habitação e ao direito à Moradia. É doutoranda em Psicologia Social na UERJ e desenvolve pesquisa sobre a subjetividade de movimentos populares urbanos pelo direito à terra e à moradia.

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Publicado

2011-01-24