Google Art Exhibition: da estética do mashup ao ativismo de mídia

Autores

  • Fernando do Nascimento Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2010.976

Palavras-chave:

internet, arte, crítica midiática, participação, google.

Resumo

O presente trabalho trata dos usos críticos da internet feitos por artistas na exposição  “Google art, or how to hack Google”. Por um lado, as obras são exemplos do que vem sendo chamado de estética do mashup e do remix. Por outro, os trabalhos ultrapassam a dimensão de uso dessas ferramentas e tornam-se uma estratégia de questionamento, na forma de um hoax midiático. Ao analisar alguns desses trabalhos, o trabalho sugere que esses usos artísticos e críticos das linguagens do mashup e do hoax são uma forma de intervenção social onde a interação e a participação implicam não apenas uma modalidade de fruição artística mas também a construção e a disseminação coletivas de um pensamento crítico e dissonante.

Biografia do Autor

Fernando do Nascimento Gonçalves

Professor de Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e bolsista 2 de produtividade do CNPQ. Doutor em Comunicação pela ECO-UFRJ (2003) com pós-doutorado em sociologia pela Universidade René Descartes, Paris V- Sorbonne (2008). É co-editor das revistas Logos e Contemporânea e membro do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Cidade (CAC), ligado ao Mestrado em Comunicação da UERJ. Desenvolve pesquisa nas áreas de comunicação, arte, tecnologia, sociabilidade, subjetividade e poder. É autor de "Fabulações Eletrônicas: poéticas da comunicação e da tecnologia em Laurie Anderson" (2006) e da coletânea "Comunicação e Imagem: construções do olhar" (2006).

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Publicado

2011-01-24