O telejornalismo na construção da identidade social: os evangélicos em série especial do Jornal Nacional

Autores

  • Hideide Brito Torres
  • Iluska Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2010.975

Palavras-chave:

Identidade, 2. Evangélicos, 3. Discurso jornalístico

Resumo

Este artigo analisa, à luz dos Estudos Culturais Britânicos, a série especial do Jornal Nacional, intitulada “Os evangélicos”, abordando os textos, as imagens e as interfaces entre o discurso religioso e o discurso jornalístico. Num segundo momento, reflete sobre os diálogos entre a construção televisiva, jornalística e simbólica nos processos de construção identitária do grupo retratado. Por fim, apresenta alguns indícios de percepção a partir das falas das igrejas sobre o processo de produção das matérias e dos cuidados tomados em relação ao fato de “estar na Globo”.

Biografia do Autor

Hideide Brito Torres

Jornalista, aluna do Mestrado em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, linha Comunicação e Identidades, e integrante do grupo de pesquisa em Telejornalismo (CNpq)

Iluska Coutinho

Jornalista, doutora em Comunicação (Umesp), com estágio doutoral na Columbia University (NY). Professora do departamento de Jornalismo e do PPGCOM da UFJF.

Downloads

Publicado

2011-01-24