O som eletrônico no cinema: uma abordagem fenomenológica

Autores

  • José Cláudio Siqueira Castanheira

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2010.827

Palavras-chave:

cinema, som eletrônico, percepção, tecnologias, fenomenologia.

Resumo

Este trabalho tem a intenção de analisar as novas relações que se estabelecem entre os corpos e um novo espaço que se configura a partir de sons gerados e modificados eletronicamente. A partir da perspectiva fenomenológica de autores como Jean-Luc Nancy, Don Ihde e Steven Connor, descrevemos os movimentos de produção de sentidos, para além de um campo hermenêutico, inseridos nos processos de reverberação entre os corpos. Os sons trazem mais do que as informações do objeto produtor da vibração original, mas também de todo um entorno. Essas informações tornam-se mais complexas quando do descolamento desses sons de corpos físicos concretos, prática ensejada por novas tecnologias e grandemente utilizada no cinema.

Biografia do Autor

José Cláudio Siqueira Castanheira

É mestrando em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui graduação em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (1994). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Técnicas de Registro e Processamento de Filmes, Música e Rádio.

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Publicado

2010-10-04

Edição

Seção

Tecnologias de Comunicação e Cultura